Prazer em conhecê-los(as). Há 29 anos trabalho como psicóloga clínica na abordagem Gestalt-terapia exercendo a psicoterapia para adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias acompanhando questões como vazios existenciais, angústias profundas, dificuldade de relacionamento, problemas conjugais, ansiedade, medos, estresse. Também acompanho ao longo desses anos situações de agravos bastante complexas como as dependências de álcool, tabaco, e outras drogas, risco de suicídio, os mais diversos transtornos mentais como as psicoses, transtornos de personalidade como o boderline ou de humor como a bipolaridade, para citar alguns. E já há alguns anos a dependência de jogos, online ou não. Enfim, meu campo é o da saúde mental que aliado ao meu Mestrado em Saúde Coletiva e aos meus 24 anos de Sistema Único de Saúde, (SUS) me permite olhar o ser humano em relação à sua vida e saúde de forma integral.
Atualmente, meu mais novo serviço é na área de psicossomática, ou seja, a compreensão do que o nosso corpo está tentando nos dizer através de sinais e sintomas, como a taquicardia da ansiedade ou uma simples dor de cabeça, ou ainda doenças já instaladas. A psicossomática é uma oportunidade de, através do corpo, conectarmos nosso campo emocional e assim muitas vezes extinguirmos doenças.
Além de tudo isso, há as pessoas que nos procuram para um crescimento pessoal o que é muito interessante.
Assim, é importante compreender que a psicologia não trata apenas de doenças. Ela é uma ferramenta para alcançarmos nosso bem estar biopsicossocial-espiritual. (espiritual não significa religião). É um momento em que a pessoa reserva a si mesmo para se desenvolver e lidar com a vida de forma mais plena e integrada.
Num primeiro encontro meu objetivo é entender o que faz você a buscar esse espaço, o que está acontecendo em sua vida, que questões, incômodos e sentimentos estão te deixando em sofrimento ou te impedindo de se sentir plena, com qualidade de vida. E então, avaliamos a periodicidade dos encontros, se teremos um certo número de sessões ou se será um processo mais longo. Se terá encontros com familiares ou pessoas afins.
Sempre há possibilidade de uma nova negociação pois a psicoterapia é um processo que vai sendo construído a cada encontro. É um espaço de diálogo em que vamos dar vazão a sentimentos, reflexões, que auxiliarão no processo psíquico.
Portanto, seja muito bem vindo cada um de vocês!
É um lugar onde pode-se dizer o que quiser sem medo de julgamentos. Então, sejam bem vindos!