Dr. Francisco Costa

Psiquiatra mais

Brasília 2 endereços

Número de registro: CRM/DF 10827 RQE 5557

18 opiniões

Consultórios (3)

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Teleconsulta (descrição) • R$ 550


Atende: adultos

Prepare-se 10 minutos antes da consulta e verifique se o seu smartphone ou notebook está com a bateria carregada. Para uma videochamada, verifique se tudo funciona: conexão com a internet, câmera e microfone. Prepare também a documentação médica (como resultado de um exame) caso precise mostrar na consulta.

FCJ Psiquiatria Humanizada
FCJ Psiquiatria Humanizada - Telemedicina - Liberty Mall, Asa Norte, Brasília

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Atende: adultos

Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?

Mostrar outros psiquiatras perto de mim
NAPEM
Faculdade de Medicina UnB - Brasília, DF, Brasília

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Atende: adultos
Não adicionou informações sobre seus serviços

Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?

Mostrar outros psiquiatras perto de mim

Serviços e preços

Os preços são para pacientes sem convênio médico

Serviços em destaque

Primeira consulta Psiquiatria


Teleconsulta

As informações sobre preços são de responsabilidade do especialista ou centro. A Doctoralia não tem qualquer influência e não é responsável por definir os preços exibidos.

Experiência

Bem-vindo a um Atendimento Humanizado em Psiquiatria. As consultas são mais longas, a prescrição de remédios é mais cuidadosa. O atendimento é individualizado, de acordo com as necessidades de cada paciente. Esperamos que esse modo de trabalhar esteja ao alcance de sua necessidade. Há mais informações logo abaixo. Agradecemos sua visita!

CURRÍCULO RESUMIDO (e mais abaixo informações sobre o atendimento)

Psiquiatra da UnB desde 2003.
Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UnB entre 2005 e 2009.
Professor de Psicologia Médica da UnB entre 2014 e 2017.
Mestre pela UnB (2005) e pesquisador com publicações pelas revistas Psicologia USP e Bioética.
Chefe do Ambulatório de Saúde Mental do HUB-UnB entre 2006 e 2009.
Residência Médica em Porto Alegre – Fundação Mário Martins (2001).
Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatra (2002).
Psiquiatra do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPEM) da Faculdade de Medicina da UnB desde 2014.
Experiência no atendimento a médicos e outros profissionais de saúde.

CARACTERÍSTICAS DO ATENDIMENTO

- Atendimento a poucos pacientes com maior dedicação

Nas palavras do médico: "Fiz a escolha por atender poucos pacientes em consultas mais longas, e por estar mais acessível, praticando uma psiquiatria mais personalizada, mais cuidadosa e menos apressada. Isso frequentemente é chamado de Psiquiatria Humanizada ou de Slow Medicine, Medicina Sem Pressa. A Medicina massificada (praticada em larga escala) tem suas utilidades, por exemplo, barateando o custo da tecnologia e ampliando o acesso. Porém ela não serve a todos os profissionais e pacientes. Atender alguém com pressa ou impaciência, percebendo que o paciente ainda não se sente compreendido, ou que se mantém cheio de dúvidas, é algo que sempre me incomodou. Trabalho com a dedicação necessária a cada paciente que atendo."

- Entendimento ampliado da situação

"Meu jeito de trabalhar é centrado em ouvir e entender cuidadosamente o que o paciente conta, passando em seguida às conclusões mais gerais sobre a situação. A partir dessa visão mais ampla é que chegamos ao diagnóstico psiquiátrico propriamente dito, bem como o que ele significa dentro do contexto mais amplo. Somente assim é que alcançamos a proposta de tratamento, que se torna melhor compreendido em suas múltiplas fases: a de alívio imediato dos sintomas, a de estabilização de médio prazo, até a fase de possível ampliação do tratamento e progressão de longo prazo, incluindo o término do tratamento medicamentoso."

- Prescrição de Medicação com indicação precisa e ponderação

"Busco prescrever as medicações com bastante ponderação e diálogo com o paciente, levando em conta as indicações clínicas e científicas mais precisas, e apontando o que o tratamento com remédios pode acrescentar dentro do contexto mais geral do paciente. Prefiro trabalhar com as medicações mais seguras, de uso consagrado pelas pesquisas e também pela experiência clínica. Geralmente prescrevo as medicações de forma cautelosa e segura, com rapidez para alívio dos sintomas mais incômodos, mas também com a gradualidade necessária para evitar possíveis efeitos colaterais."

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: É preciso entrar em contato com a secretária do consultório para verificar a disponibilidade concreta dos horários e fazer o agendamento final da consulta. O contato pode ser por ligação ou Whatsapp, a partir do número de telefone aqui informado.

Mais informações em: drfranciscodacostajr.com.br

Agradecemos sua visita.
mais
Experiência em:
  • Psiquiatria Adulto
  • Transtornos Alimentares
  • Transtorno de Humor
  • Psiquiatria Clínica

18 opiniões de pacientes

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
A
Consulta marcada na doctoralia.com.br
Local: Telemedicina Teleconsulta

O Dr. Francisco é o melhor psiquiatra de Brasília! Extremamente atencioso e educado.Profissional excelente!Estou fazendo acompanhamento com ele há um tempo e já melhorei bastante. Fico sempre muito satisfeita com o atendimento .

M
Local: FCJ Psiquiatria Humanizada Primeira consulta Psiquiatria

Dr Francisco da Costa Jr é um estupendo psiquiatra: deve ser o melhor que já vi. É um conhecedor da alma humana e excelente no ouvir e no aconselhar, reconhecendo, sem dramatizar, a angústia do paciente e propondo um tratamento que realmente funciona. Top.

M
Local: NAPEM Outro

Muito atencioso e competente, foi de grande ajuda quando precisei. Solícito e pontual. Gostei do atendimento.


M
Local: NAPEM Outro

Excelente profissional, humano e sempre pronto a ajudar os seus pacientes. Exerce profissão com muito carinho.



F
Local: NAPEM Outro

Consegui reestruturar minha vida de forma tranquila,sem traumas. Fiquei praticamente livre da dependência de medicamentos. Hoje vejo o mundo com um novo olhar e estou sempre atenta às necessidades.


J
Local: NAPEM Outro

Dr. Francisco salvou minha vida! Consegui lutar contra a depressão com a ajuda dele. Tem a minha recomendação! Um dos melhores psiquiatras de Brasília.


L
Local: NAPEM Outro

Convivi com meus problemas (ansiedade/depressão) por 3 anos; passei por alguns psiquiatras, tomei alguns remédios e nada adiantou. Me consultei com Dr. Francisco que me orientou, me explicou o que eu tinha e me medicou corretamente. Fiz meu tratamento por um tempo e já fazem 8 meses que estou sem medicação e super bem. Só tenho a agradecer e indico de olhos fechados!


Y
Local: NAPEM Outro

Atendimento de primeira, altamente qualificado e com muita clareza nas informações transmitidas. Recomendo muito.


D
Local: NAPEM Outro

Iniciei meu tratamento de transtorno de ansiedade com forte componente social tendo ótimos resultados. Tive grande melhora para apresentações, fazer novas amizades, conversas em grupo e relacionamento com colegas de trabalho. Recomendo.


D
Local: NAPEM Outro

Não existe palavras para descrever o quanto fui bem atendida. Recebi além de um excelente atendimento profissional, muita atenção e cuidado. As orientações foram bem direcionadas e esclarecedoras.


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

3 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Cloridrato De Sertralina

Sertralina pode causar formigamento no corpo o em parte dele?

É recomendável ler a bula e ver a possibilidade e frequência possível deste sintoma enquanto efeito colateral. Em termos clínicos, não é um efeito comumente referido, principalmente se for mesmo um sintoma isolado e causado pela medicação. Vale a pena procurar o médico que precreveu ou mesmo um neurologista.

Dr. Francisco Costa

Pergunta sobre Fluoxetina

Olá, atualmente uso fluoxetina 20mg a 40 dias, não me adaptei e o médico mandou trocar por escitalopram 10 mg, minha duvida é quantos dias devo aguardar após para a fluxetina para iniciar o escitalopram, lembrando que tomo ela a 40 dias apenas...

Bom dia , como os demais colegas explicaram, não é necessário prazo . Porém, caso deseje ser cauteloso com possíveis efeitos colaterais dessa classe de medicação, é possível ficar dois dias sem o uso da fluoxetina e então iniciar o escitalopram, sendo que alguns médicos até recomendam o início gradual de 10 mg. Não haverá perda de efeito da fluoxetina e ainda reduzirá o risco de efeitos colaterais ainda que incomuns, como aumento de ansiedade nos primeiros dias, ou mesmo efeitos colaterais raros, como síndrome serotonergica. Mas seria apenas uma cautela, e não uma necessidade irrefutável. Essas são, contudo, apenas recomendações gerais. Para o seu caso particular, procure seu médico assistente. Bom tratamento!

Dr. Francisco Costa
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes