Dra. Fabiana de AraújoTeixeira

Endocrinologista mais

Número de registro: 125265 SP-RQE 37294

6 opiniões

Experiência

Sou médica especializada em Endocrinologia e Metabologia, com foco no tratamento do Diabetes, Obesidade e Patologias tireoideanas. Acredito que o tratamento integral e individualizado de cada paciente é a chave para conseguir os melhores resultados.
Participo constantemente de Cursos e Congressos para me manter atualizada e oferecer aos meus pacientes as melhores opções de tratamento.
mais
Experiência em:
  • Diabetologia
  • Obesidade
  • Patologias da Tireoide
  • Endocrinologia Pediátrica

Consultórios (3)

Serviços e preços

Primeira consulta Endocrinologia e Metabologia


Retorno de consultas Endocrinologia e Metabologia


Acompanhamento nutricional no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica


Atendimento a gestantes com endocrinopatias


Bioimpedância


+1 serviço

Como mostramos os preços?

Artigos

Diabetes

O diabetes mellitus tipo 2 é uma doença crônica muito prevalente. Mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil, revela a OMS. Trata-se de uma doença complexa, que quando não tratada corretamente, aumenta o risco de doenças do coração e rins, nervos, olhos(cegueira), problemas sexuais e amputações, além de alguns tipos de câncer. O Endocrinologista é o profissional especializado no tratamento do diabetes auxiliando na prevenção de todas estas possíveis complicações.


Puberdade Precoce

Puberdade é o conjunto de mudanças de caráter biológico que acontece no início da adolescência. Seu primeiro sinal no sexo feminino é o aparecimento do broto mamário e posteriormente o aparecimento de pelos pubianos e axilares e, finalmente a primeira menstruação. Já no sexo masculino, o primeiro sinal é o aumento do volume testicular seguido do maior desenvolvimento peniano, aparição dos pelos pubianos, axilares e, por último, faciais. È nesse periodo que observa-se o estirão de crescimento. É considerada precoce quando se inicia antes do 8 anos (meninas) e 9 anos (meninos) e por serem inumeras as causas, se faz importante a avaliação clínica com exames laboratoriais e de imagem específicos


Doenças Das Glândulas Supra-Renais

As suprarrenais ou adrenais, como também são chamadas, são glândulas pequenas, componentes do sistema endócrino, localizadas acima de cada rim e na parte mais anterior. São divididas em camadas, que são responsáveis pela produção de vários hormônios como o cortisol, a aldosterona, a noradrenalina, a adrenalina e androstenediona (andrógeno). As doenças nessa glândula podem surgir tanto por hipo quanto por hiperfuncionamento, algumas delas com grande morbimortalidade. São exemplos de doenças das adrenais: Síndrome de Cushing, Feocromocitoma , Hiperaldosteronismo, Hiperplasia e Insuficiência adrenal.


Hiperprolactinemia

A prolactina é um hormônio produzido pela hipófise numa maior proporção durante o período gestacional e pós-parto, já que é responsavel pela lactação. A hiperprolactinemia se caracteriza pela hiperprodução desse hormônio podendo estar associada à vários fatores, como: Hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, insuficiência renal e hepática, estresse psicológico, uso de alguns medicamentos e Tumores da hipófise secretores de prolactina. Os principais sintomas são: infertilidade, falta de libido, irregularidade menstrual (oligomenorréia), ausência da menstruação (amenorreia), produção de leite sem gestação (galactorreia), disfunção erétil, entre outros.


Doenças da glândula tireoide

A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, responsável secreção dos hormônios: T3 e T4 que são diretamente implicados no controle do metabolismo. O Hipotireodismo (diminuição ou ausência de produção hormonal) tem como sintomas mais comuns a intolerância ao frio, um discreto ganho de peso, alterações de humor, sonolência, irregularidades menstruais, entre outros. Já o Hipertireoidismo (excesso de produção hormonal) tem como principais sintomas a perda de peso, insônia, tremor, queda de cabelo, irritabilidade, intolerância ao calor. O diagnóstico é feito pela dosagem dos hormônios e o tratamento aplicado em cada caso visa normalizar as dosagens hormonais e os sintomas.


Obesidade

A obesidade é uma doença crônica que vem apresentando um crescimento alarmante e que traz consigo um risco aumentado para inúmeras doenças crônicas (no Brasil houve um aumento de 60% nos últimos 10 anos). Sendo assim, fica clara a importância do seu controle e tratamento na prevenção de doenças como: Diabetes, HAS, Dislipidemia, Aterosclerose, alguns tipos de Cânceres entre outras. Cabe ao Endocrinologista avaliar se há uma causa para o ganho de peso e os riscos de mantê-lo para a saúde assim como tratar alguma comorbidade relacionada à mesma que já o esteja acometendo. Durante o emagrecimento irá orientar mudanças no estilo de vista e no seguimento ponderar o uso de drogas anti-obesidade.

Veja todos os artigos

6 opiniões de pacientes

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
T
Opinião Verificada
Local: Consultório particular

Excelente profissional! A Dra. Fabiana é muito atenciosa e explica tudo com muita clareza. Recomendo!

M
Local: outro lugar orientação endocrina

infelizmente não se concretizou,tinha acessado pedindo especialistas que atendessem UNIMED, por fim ela só atende particular

P
Opinião Verificada
Local: Consultório particular Hipoglicemia

Pontos positivos
Excelente endocrinologista, extremamente inteligente e atenciosa. Domina muito bem os assuntos tratados e explica cada passo do tratamento. Indico mil vezes!!! Parabéns dra. Fabiana!

P
Opinião Verificada
Local: Consultório particular Endocrino

Pontos positivos
Atenciosa , atualizada e muito esclarecedora ! Recomendo !

P
Local: Consultório particular Análise de triglicerídeos e Tireoide

Pontos positivos
Dra Fabiana é muito atenciosa, presta atenção no que estamos falando, dando importância aos problemas relatados, dá dicas e sem medo de solicitar exames.

Dra. Fabiana de AraújoTeixeira

Agradeço a opinião, nos motiva a melhorar cada dia mais.

P
Local: Consultório particular Suplementação

Pontos positivos
Muito atenciosa, explica muito bem, não sai com nenhuma dúvida!

Pontos de melhoria
Nada

Dra. Fabiana de AraújoTeixeira

Muito obrigada!

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

5 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Puberdade Precoce

Minha filha tem 6 anos tá com idade de 10 puberdade precoce diagnosticada. Está com quadro infeccioso e já é dia de tomar á Leuprorrelina devo aplicar ou espero passar o quadro infeccioso? Já está medicada com antibiótico. Por favor me respondam de ja agradeço

Não precisa atrasar a dose da Leuprorrelina. Não existe contraindicação pro uso dela quando em vigência de quadro infeccioso e tampouco quando em uso de antibiótico. Abraços

Dra. Fabiana de AraújoTeixeira

Pergunta sobre Cirurgia bariátrica

Olá, tenho 18 anos, meu IMC esta em 37 e eu quero fazer bariatrica, estou tentando emagrecer tem anos e não consigo, só engordo. Porem tenho hernia de hiato, gastrite, refluxo e uma ulcera pequena no estomago. Isso impossibilita a cirurgia bariatrica?

Pelo critério do IMC (>35), você já apresenta indicação endocrinológica de cirurgia bariátrica, entretanto se faz necessária uma avaliação multidisciplinar que a considere apta ao procedimento. Seus diagnósticos prévios (hérnia de hiato, gastrite e doença do refluxo) são inclusive critérios que reforçam a indicação da mesma, não impossibilitando portanto a cirurgia. Procure um endocrinologista de confiança e inicie sua avaliação.

Dra. Fabiana de AraújoTeixeira
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.