Videohisteroscopia
A histeroscopia é a endoscopia da cavidade uterina. Tem como principais indicações, sangramento uterino anormal, pólipos, miomas, sinéquias uterinas, diu perdido, infertilidade, dentre outras.
Revolucionou a ginecologia.
Obviamente, demanda algum tempo para o profissional adquirir habilidades histeroscópicas.
Mas, em boas mãos oferece um grande benefícos ás pacientes.
Fertilização in vitro e Inseminação intra uterina
A fertilização in vitro consiste na obtenção de gametas femininos e masculinos, com posterior formação de embriões, e deposição destes embriões na cavidade uterina. A mulher não precisa ter tubas uterinas para realizar a fertilização.A inseminação intrauterina consiste na deposião de semen capacitado no interior da cavidade uterina, após o estímulo ovulatório na mulher. Neste caso, a mulher precisa de uma tuba uterina boa, no mínimo. As taxas de gravidezes são bem maiores com fiv, embora mais onerosa financeiramente.
Abortamento Habitual
Tradicionalmente, diz-se que a mulher tem abortamento habitual após 3 perdas gravídicas até o terceiro mês de gravidez, embora hoje exista uma tendência a se avaliar com duas perdas.
As principais causas sâo fatores genéticos, imunológicos e anatômicos.
Em metade dos casos, não se encontrará uma causa definida.
Muito importante que o médico apoie incondicionalmente este casal.
Infertilidade Feminina
Lido com infertilidade há mais de 15 anos. As principais causas de infertilidade são fatores ovulatórios, tubários e masculinos. Portanto, a avaliação é da mulher e do homem.Dependendo do diagnóstico encontrado, indico indução da ovulação , inseminação intrauterina, fertilização in vitro ou cirurgia. Como sou preceptor de residencia médica no hgf, tenho acesso à várias revistas, americanas e européias, mantendo-me sempre atualizado.
Leiomioma
Tumor genital benigno mais comum da mulher.
A paciente pode apresentar sangramento uterino anormal, dor pélvica, infertilidade,dependendo da localização dos miomas.
O diagnóstico se baseia na história, exame físico e exames complementares( ultrassom, ressonância magnética nuclear, histeroscopia, principalmente).
O tratamento pode ser expectante,medicamentoso ou cirúrgico, dependendo de vários fatores.
Endometriose
Endometriose é a presença de tecido endometrial( camada interna do útero) fora do útero em diversas localizações( ovários, ligamentos uterinos, reto, ureter, bexiga, dentre outras localizações).
A paciente pode ter dor pélvica, cisto no ovário, infertilidade. O diagnóstico de certeza é feito por video-laparoscopia,embora os estudos de imagem possam sugerir o diagnóstico.
O tratamento pode ser médico, cirúrgico, ou ambos.