O que é o zumbido?

É a percepção de um som não real e, portanto, ninguém mais ouve. Cada pessoa pode perceber sons diferentes, como uma cigarra zumbindo ou sons mais complexos.

O zumbido pode variar de intensidade e ser constante ou intermitente. Em alguns casos, pode ser descrito como um som pulsante (como batimentos cardíacos). O zumbido geralmente tende a ser associada com perda auditiva.

O que causa zumbido?

Qualquer doença do ouvido pode causar zumbido. Os casos mais frequentes em que o zumbido ocorre são:

  • Doença do ouvido interno, quando uma lesão causada por ruídos altos ou quando a pessoa tem impactos no ouvido por muito tempo. Também para a perda auditiva devido ao envelhecimento ou doença de Ménière.
  • Obstrução no canal do ouvido quando se acumula muita cera ou permanece no mesmo corpo estranho.
  • Tímpano perfurado
  • Doença do ouvido médio quando há uma infecção ou inflamação de outras causas no ouvido médio. Esta condição é chamada otite média.

Outras causas possíveis:

  • Hipertensão (condição na qual valores de pressão arterial aumentam mais do que o recomendado).
  • Certos medicamentos podem causar o zumbido como um efeito colateral, especialmente quando a dose é excedida.
  • Um tumor benigno do nervo auditivo

Zumbido pode ser tratado?

Não há cura para o zumbido, mas o tratamento pode ser prescrito para, pelo menos, atenuá-los.

  • Quando uma perda auditiva, esses sons podem ser reduzidos usando um aparelho auditivo (AASI).
  • Também pode ser útil aparelho de mascaramento do zumbido. Sua eficácia é devido à emissão de um "ruído branco" (um som constante, repetitivo, o que pode atenuar o zumbido).
  • Outros tratamentos não farmacológicos, como terapia de retreinamento do zumbido também podem ajudar.
  • Em alguns casos, o zumbido pode desaparecer por si só, sem tratamento.

O que você pode fazer com zumbido?

Um otorrinolaringologista é um especialista que descobre a causa do zumbido, através de um exame adequado do canal auditivo e tímpano. O otorrinolaringologista também deve verificar o nível de audição da pessoa que sofre de zumbido.

Outros profissionais como psicólogos podem ser úteis. O objetivo do tratamento psicológico é diminuir a consciência que temos de zumbido.

Há especialistas com experiência no uso da terapia de reabilitação, cujo principal objetivo é fazer com que o zumbido seja menos irritante. Você também pode ajudar muito com música de fundo suave quando você quer dormir.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Apesar de ter várias causas, a mais comum é uma alteração bioquímica devido erros alimentares. Sua bulimia pode, infelizmente, ser a causa do zumbido. Converse com seu médico sobre isso, existem…

Olá. Não seria um efeito colateral comum, logo ficaria difícil estabelecer se há realmente relação entre esses sintomas de dor e zumbido com a medicação. Algumas dessas medicações podem interferir…

Olá! pela sua queixa e pelo histórico de cirurgia e dor cervical, o quadro PODE até ser da propria coluna cervical. Sugiro uma avaliação com otorrino especializado em otoneurologia / zumbido,…

Alterações hormonais e metabólicas podem ser causas de zumbido e tonteira.

Olá! Não é recomendado lavagem de ouvido com qualquer profissional que não seja médico. Você deve agendar uma avaliação presencial para avaliação. Abçs

Olá! Estes sintomas podem estar relacionados a diversas condições diferentes, não apenas às mencionadas. Sugiro avaliação médica presencial para chegar ao diagnóstico e definir o melhor tratamento…

Olá! O ideal é marcar uma consulta com o otorrinolaringologista, profissional médico especializado no diagnóstico e tratamento das condições da audição e do ouvido. Espero ter ajudado!

O ideal seria a avaliação com otorrinolaringologista, mas nesse caso possívelmente possa ser cerume impacto no canal auditivo ou algum perda auditiva crônica.

Bom dia!
A avaliação presencial é fundamental no seu caso, devido a necessidade de examinar dentro do seu ouvido com cuidado, e ver como está a situação, para então poder ser dado um diagnóstico…