O que é o zumbido?

É a percepção de um som não real e, portanto, ninguém mais ouve. Cada pessoa pode perceber sons diferentes, como uma cigarra zumbindo ou sons mais complexos.

O zumbido pode variar de intensidade e ser constante ou intermitente. Em alguns casos, pode ser descrito como um som pulsante (como batimentos cardíacos). O zumbido geralmente tende a ser associada com perda auditiva.

O que causa zumbido?

Qualquer doença do ouvido pode causar zumbido. Os casos mais frequentes em que o zumbido ocorre são:

  • Doença do ouvido interno, quando uma lesão causada por ruídos altos ou quando a pessoa tem impactos no ouvido por muito tempo. Também para a perda auditiva devido ao envelhecimento ou doença de Ménière.
  • Obstrução no canal do ouvido quando se acumula muita cera ou permanece no mesmo corpo estranho.
  • Tímpano perfurado
  • Doença do ouvido médio quando há uma infecção ou inflamação de outras causas no ouvido médio. Esta condição é chamada otite média.

Outras causas possíveis:

  • Hipertensão (condição na qual valores de pressão arterial aumentam mais do que o recomendado).
  • Certos medicamentos podem causar o zumbido como um efeito colateral, especialmente quando a dose é excedida.
  • Um tumor benigno do nervo auditivo

Zumbido pode ser tratado?

Não há cura para o zumbido, mas o tratamento pode ser prescrito para, pelo menos, atenuá-los.

  • Quando uma perda auditiva, esses sons podem ser reduzidos usando um aparelho auditivo (AASI).
  • Também pode ser útil aparelho de mascaramento do zumbido. Sua eficácia é devido à emissão de um "ruído branco" (um som constante, repetitivo, o que pode atenuar o zumbido).
  • Outros tratamentos não farmacológicos, como terapia de retreinamento do zumbido também podem ajudar.
  • Em alguns casos, o zumbido pode desaparecer por si só, sem tratamento.

O que você pode fazer com zumbido?

Um otorrinolaringologista é um especialista que descobre a causa do zumbido, através de um exame adequado do canal auditivo e tímpano. O otorrinolaringologista também deve verificar o nível de audição da pessoa que sofre de zumbido.

Outros profissionais como psicólogos podem ser úteis. O objetivo do tratamento psicológico é diminuir a consciência que temos de zumbido.

Há especialistas com experiência no uso da terapia de reabilitação, cujo principal objetivo é fazer com que o zumbido seja menos irritante. Você também pode ajudar muito com música de fundo suave quando você quer dormir.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Correto. O acumulo pode obstruir o tímpano e gerar sensação pulsátil. Sugiro procurar especialista para confirmar ou descartar essa doença.

Olá, boa noite! Não é comum, sugiro uma avaliação com otorrino presencial, exame físico nesse caso é imprescindível.

Olá.
O zumbido normalmente desaparece imediatamente após a remoção de cerume. Se o zumbido persistir será necessário nova avaliação sobre a sua audição.

Sim, é possível. Não teria como estar certo disso sem um parecer do otorrinolaringologista especialista em otologia e de uma anamnese e um exame físico neurológico minuciosos.

Isso depende do que voce está sentindo e do que ocorreu nesse trauma sonoro. Outro fator importante é avaliar se teve alguma perda auditiva no quadro

O zumbido é um sintoma que pode ter causa multifatorial. Procure seu otorrino de confiança para uma avaliação completa do seu caso.

O tempo necessário para que o apito no ouvido pare após fazer a manobra de Valsalva pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns casos, o apito no ouvido pode parar imediatamente após a manobra,…

Pela maneira como você descreve, pode ser secreção (resfriado, rinite) ou adenóides aumentadas de volume. Leve-a para uma avaliação com um Otorrinolaringologista.

Sugiro procurar um médico neurologista pois diante um TCE (traumatismo cranio encefálico), qualquer sintoma neurológico que surge após, pode ter correspondência ao incidente. Att