O que é o zumbido?

É a percepção de um som não real e, portanto, ninguém mais ouve. Cada pessoa pode perceber sons diferentes, como uma cigarra zumbindo ou sons mais complexos.

O zumbido pode variar de intensidade e ser constante ou intermitente. Em alguns casos, pode ser descrito como um som pulsante (como batimentos cardíacos). O zumbido geralmente tende a ser associada com perda auditiva.

O que causa zumbido?

Qualquer doença do ouvido pode causar zumbido. Os casos mais frequentes em que o zumbido ocorre são:

  • Doença do ouvido interno, quando uma lesão causada por ruídos altos ou quando a pessoa tem impactos no ouvido por muito tempo. Também para a perda auditiva devido ao envelhecimento ou doença de Ménière.
  • Obstrução no canal do ouvido quando se acumula muita cera ou permanece no mesmo corpo estranho.
  • Tímpano perfurado
  • Doença do ouvido médio quando há uma infecção ou inflamação de outras causas no ouvido médio. Esta condição é chamada otite média.

Outras causas possíveis:

  • Hipertensão (condição na qual valores de pressão arterial aumentam mais do que o recomendado).
  • Certos medicamentos podem causar o zumbido como um efeito colateral, especialmente quando a dose é excedida.
  • Um tumor benigno do nervo auditivo

Zumbido pode ser tratado?

Não há cura para o zumbido, mas o tratamento pode ser prescrito para, pelo menos, atenuá-los.

  • Quando uma perda auditiva, esses sons podem ser reduzidos usando um aparelho auditivo (AASI).
  • Também pode ser útil aparelho de mascaramento do zumbido. Sua eficácia é devido à emissão de um "ruído branco" (um som constante, repetitivo, o que pode atenuar o zumbido).
  • Outros tratamentos não farmacológicos, como terapia de retreinamento do zumbido também podem ajudar.
  • Em alguns casos, o zumbido pode desaparecer por si só, sem tratamento.

O que você pode fazer com zumbido?

Um otorrinolaringologista é um especialista que descobre a causa do zumbido, através de um exame adequado do canal auditivo e tímpano. O otorrinolaringologista também deve verificar o nível de audição da pessoa que sofre de zumbido.

Outros profissionais como psicólogos podem ser úteis. O objetivo do tratamento psicológico é diminuir a consciência que temos de zumbido.

Há especialistas com experiência no uso da terapia de reabilitação, cujo principal objetivo é fazer com que o zumbido seja menos irritante. Você também pode ajudar muito com música de fundo suave quando você quer dormir.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O zumbido é multifatorial! O ideal é que, como houve alteração do sintoma, você seja avaliado(a) para saber se houve alteração local ou metabólica.

Dificilmente sentirá algum efeito colateral novo, após quatro meses, a não ser que a dose tenha sido aumentada recentemente. Os efeitos colaterais aparecem já no início e tendem a melhorar ou…

Não é um efeito normalmente esperado com a paroxetina. Zumbidos ("tinnitus") podem ocorrer por muitas causas e, inclusive, a maioria das vezes não se consegue nem descobrir a origem.…

Olá! Qualquer grau de perda auditiva independente da frequência acometida pode sim gerar zumbido. Procure o seu otorrinolaringologista para correto diagnóstico e tratamento! Espero ter ajudado,…

Olá! Qualquer grau de perda auditiva independente da frequência acometida pode sim gerar zumbido. Procure o seu otorrinolaringologista para correto diagnóstico e tratamento! Espero ter ajudado,…

Sua pergunta é bastante relevante. Ouvir música em volume alto com fones de ouvido pode causar perda auditiva nas frequências mais agudas. Esta perda pode se traduzir em zumbidos, que geralmente…

Olá
Uma das causas de zumbido pode estar associada a disfunção articulação temporo mandibular mas sugiro uma consulta para analisar qual poderia ser a causa do seu zumbido , pois as vezes…

Olá , tudo bem? A perda auditiva é a principal causa de zumbido. Existem formas de reabilitação que podem amenizar o quadro. Procure um otorrino para uma avaliação.

A bula do princípio ativo do Labirin (betaistina), não relata dados de interação medicamentosa com o topiramato. Qualquer reação não esperada procure o seu otorrino.