O que é o vírus sincicial respiratório?

Vírus sincicial respiratório (VSR) é a principal causa de doença do trato respiratório inferior em crianças pequenas. É um vírus da família paramixovírus e foi descoberto pela primeira vez em 1965.

Quais são as regiões do mundo mais afetadas por esta infecção?

A distribuição do vírus é universal e tem sido detectado em regiões geográficas com climas diferentes. Em todas as comunidades se reflete um aumento no número de casos de bronquiolite (inflamação dos bronquíolos, ou seja, áreas de terminais e de menor calibre dos brônquios) e pneumonia na infância e um aumento paralelo do número de internações hospitalares de crianças com crise aguda no trato respiratório inferior.

Que época do ano  as infecções por este vírus são mais freqüentes?

A infecção primária ocorre, como indicado, em crianças muito jovens. Surtos de infecção ocorrem anualmente, geralmente no inverno ou primavera, com um padrão que pode ser previsto na maioria dos casos.

Curiosamente, quando o vírus sincicial respiratório aparece em uma comunidade são como "ator único", ou seja, raramente outros agentes respiratórios virais produzem infecção simultânea com este vírus.

É uma infecção comum?

O número de casos identificados como sendo causados pelo vírus sincicial respiratório varia com a população estudada e os métodos utilizados. Estima-se que durante o pico de uma epidemia ele pode ser isolado em até 85% das crianças hospitalizadas com trato respiratório agudo. Em contraste, esse vírus raramente é isolado em crianças sem doença respiratória.

Estima-se que entre 11% e 19% de crianças menores de um ano doentes com bronquiolite e 15% necessitaram de internação.

Quais são os principais fatores que influenciam o aparecimento da doença?

Três principais fatores parecem influenciar a incidência da doença: fatores idade, sexo e nível socioeconômico.

  • A doença é mais grave em lactentes mais jovens.
  • Os machos têm uma maior incidência de doenças do trato respiratório inferior, mas também um maior número de homens internados com a doença, o que significa que a infecção é mais grave neles.
  • Crianças de classes econômicas mais pobres tem infecções mais graves.

Você pode ter várias vezes a doença?

Quando o vírus sincicial respiratório entra no corpo produz uma ativação do sistema imune que produz anticorpos, ou seja, as defesas contra um patógeno específico, mas porque o vírus tem variação antigênica (tem pequenas mutações que permitem escapar reconhecimento do nosso sistema imunológico) infecções recorrentes pelo vírus sincicial respiratório são comuns, e nenhum grupo parece ser totalmente protegido.

Quais são os principais sintomas da doença?

Infecção com este vírus, ao contrário de outros, raramente é assintomática. Na maioria dos casos, manifesta-se por uma doença do trato respiratório inferior em forma de pneumonia (infecção pulmonar), traqueobronquite (inflamação que afetam os brônquios e traquéia) ou bronquiolite, e também pode causar febre ou otite media, como vamos ver.

A doença do trato respiratório inferior muitas vezes é precedida por uma infecção do trato respiratório superior, congestão nasal e dor de garganta, a temperatura é geralmente elevada (entre 38 ° C e 40 ° C) e sua duração varia de dois a quatro dias. O paciente geralmente terá uma tosse, que é o sinal mais evidente da doença; não é a tosse persistente, mas que vai e vem, e é por vezes associada a vômitos. Alguns dias a tosse se torna mais evidente e é acompanhado por falta de ar.

A otite média é uma complicação comum da infecção pelo vírus sincicial respiratório em crianças pequenas, mais comum em crianças, têm desconforto no ouvido.

Que complicações podem resultar em infecção pelo vírus sincicial respiratório?

Complicações desta infecção ocorrem principalmente em crianças que sofrem de doenças congênitas ou cardiopulmonar em prematuros de muito baixo peso.

As complicações a curto prazo incluem apnéia ( espaço no qual a criança passa segundos sem respirar), insuficiência respiratória (a quantidade de oxigênio no sangue é muito menor do que deveria ir) e, mais raramente, infecções associados a bactérias.

Qual é o tratamento de infecção com o vírus sincicial respiratório?

Crianças infectadas com este organismo necessitam de internação para garantir bons cuidados. Este aspecto é de extrema importância, requerendo monitoramento de doenças respiratórias e do nível de oxigênio no sangue. Entre o tratamento farmacológico utilizado há alguns medicamentos altamente eficazes antivirais como a ribavirina.

Você pode fazer qualquer tipo de prevenção?

Está sendo estudado desenvolver uma vacina segura e eficaz contra o vírus sincicial respiratório, mas certos aspectos do vírus fazem a sua aparição estar atrasada.

A prevenção é preferível ao tratamento, mas, infelizmente, é uma meta que ainda não foi alcançada. Isso ocorre porque a idade dos pacientes é muito difícil a intervenção precoce de prevenção sobre a doença. Alguns estudos têm sugerido condições especiais para amamentação pois isso cria uma série de defesas e protege as crianças contra a infecção, uma vez que crianças amamentadas necessitam de menos receitas.

O vírus é transmitido através de gotículas de saliva, mas indiretamente também pode acontecer-  mãos que tocam superfícies contaminadas e secreções infecciosas no ambiente. A profunda lavagem das é de extrema importância.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.