Vaginismo é um distúrbio da sexualidade feminina, é uma síndrome psicofisiológica cuja a característica fundamental é a contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos interior da vagina, quando é tentada, prevista ou imaginada a penetração vaginal com pênis, ou até mesmo o dedo ou tampão. A contração pode variar desde leve, induzindo alguma tensão e desconforto, até severa, impedindo completamente a penetração, inclusive ocasionando dor.
O vaginismo pode ser facilmente identificado por exame ginecológico, pela própria mulher sozinha, ou durante a atividade sexual.
O tratamento indicado para o vaginismo é a psicoterapia, este tratamento tem como objetivo a ampliação do conhecimento pessoal, quanto mais a mulher conhecer a si mesma, seu corpo, sua forma de lidar com o mundo, mas apta está a permitir-se vivenciar amplamente sua sexualidade

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Candidíase muitas vezes está relacionado à baixa imunidade; e a baixa imunidade pode estar associada a algum problema psicológico ligado a baixa estima e a culpa. O fato de ser na região genital…

Olá,

A primeira coisa é você quebrar esse silêncio de dez anos que só está prolongando seu sofrimento e adiando uma vida sexual prazerosa e procurar uma ajuda profissional.
Como…

Olá,

Neste caso, não há medicamentos. O tratamento mais eficaz tem sido baseado em combinar o trabalho de um psicólogo e de um fisioterapeuta.
Recomendo que procure esses…

Oi. Obrigado por escrever. Sem cair no campo das promessas vãs, vejo que pode haver recurso dentro da ginecologia pra você. Talvez um ginecologista veja seu caso com outro olhar, e ponha você…

Olá! Procure pelo grupo Proséx ligado ao Hospital das Clínicas da USP, com certeza eles poderão lhe indicar algum ginecologista mais ligado e mais experiente com relação ao vaginismo. Boa Sorte!

Vaginismo é um espasmo múscular na região da vagina, os espasmos fecham o intercurso vaginal, produzindo dores nas relações sexuais.
Os fatores envolvidos podem ser ocasionados por traumas,…