Vaginismo é um distúrbio da sexualidade feminina, é uma síndrome psicofisiológica cuja a característica fundamental é a contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos interior da vagina, quando é tentada, prevista ou imaginada a penetração vaginal com pênis, ou até mesmo o dedo ou tampão. A contração pode variar desde leve, induzindo alguma tensão e desconforto, até severa, impedindo completamente a penetração, inclusive ocasionando dor.
O vaginismo pode ser facilmente identificado por exame ginecológico, pela própria mulher sozinha, ou durante a atividade sexual.
O tratamento indicado para o vaginismo é a psicoterapia, este tratamento tem como objetivo a ampliação do conhecimento pessoal, quanto mais a mulher conhecer a si mesma, seu corpo, sua forma de lidar com o mundo, mas apta está a permitir-se vivenciar amplamente sua sexualidade

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Vaginismo pode piorar, principalmente após muitas tentativas frustradas e eventualmente traumáticas e dolorosas de relação sexual. Porém possui diversas possibilidades de tratamentos que envolvem…

Olá. O vaginismo é um estado sensível do órgão feminino e, por isso no ato sexual há o incômodo, mas não impede a penetração e nem a gravidez.
A gravidez é uma conseqüência do encontro…

Olá! O vaginismo costuma ser resolvido através de um processo de psicoterapia sexual. A contração muscular que impede a penetração é de ordem psicológica. Sugiro que você procure um psicoterapeuta…

Olá.Obrigado por escrever. Na sua explanação você não informa dor em momento algum. Também diz que não se excita tão facilmente, o que significa que deve haver algum grau de excitação. Informa…

Bom o importante é fazer uma investigação mais especifica com ginecologista de sua confiança, é um problema que tem fatores físicos e emocionais, junto com o acompanhamento ginecológico seria…

Olá! A contração muscular involuntária que gera a incapacidade de penetração vaginal é produzida por fatores psicológicos. Esses fatores podem ser identificados e modificados através de um processo…

Sexo, solto, leve. É ideal. No entanto, vivemos numa correria e em constante cobrança interior.
O mais importante no sexo é a mulher prestar atenção no momento da penetração.…

O vaginismo está relacionado à dor e ao medo de sentir dor durante o ato sexual. E esse medo geralmente está relacionado a traumas e experiências negativas vividas pela mulher. A terapia cognitivo…

Olá!

Como a colega, também recomendo o CATVA, no departamento da UNIFESP ou o Prosex no Hospital das Clínicas. Em ambos, você encontrará uma equipe multidisciplinar para um melhor…

O vaginismo, conforme discorreu muito bem a sexóloga Laís Novaes, é uma disfunção sexual intimamente relacionada às questões psíquicas. A ansiedade é a uma das "vilões" desse problema,…