Vaginismo é um distúrbio da sexualidade feminina, é uma síndrome psicofisiológica cuja a característica fundamental é a contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos interior da vagina, quando é tentada, prevista ou imaginada a penetração vaginal com pênis, ou até mesmo o dedo ou tampão. A contração pode variar desde leve, induzindo alguma tensão e desconforto, até severa, impedindo completamente a penetração, inclusive ocasionando dor.
O vaginismo pode ser facilmente identificado por exame ginecológico, pela própria mulher sozinha, ou durante a atividade sexual.
O tratamento indicado para o vaginismo é a psicoterapia, este tratamento tem como objetivo a ampliação do conhecimento pessoal, quanto mais a mulher conhecer a si mesma, seu corpo, sua forma de lidar com o mundo, mas apta está a permitir-se vivenciar amplamente sua sexualidade

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O vaginismo é uma contração involuntária dos músculos pélvicos que impede a penetração. Dentre os fatores mais comuns estão: fatores psicológicos causados por traumas sofrido na primeira relação,…

Há necessidade de elucidação diagnóstica através de uma consulta médica. Pelo seu relato uma das hipóteses diagnósticas é um quadro chamado Vaginismo, onde há uma contração involuntária dos músculos…

Sim. Tem tratamento eficaz e se descartada a causa orgânica, a Psicoterapia poderá te ajudar muito, independente da abordagem, o importante será o vínculo terapêutico que será estabelecido.

Boa noite querida!
Imagino o desconforto da sua questão!
O vaginismo é tratável, ele tem um fundo emocional, muitas vezes ligado a religião, temas fortes ligados a famílla e outros....

Olá! Vaginismo é uma afecção, uma alteração patológica, caracterizada por contrações espasmódicas e involuntárias dos músculos da parede vaginal no momento da penetração do pênis, o que torna…

Poderia ser uma boa ideia dar curso à uma análise para tratar desta questão, que provavelmente está associada à questões emocionais/psíquicas. Questões como estas são muito comuns, mas precisam…

Interessante a forma como você se apresenta. Me pareceu que o rótulo "Sou Vagínica" fala mais de você do que qualquer outra forma de tentar se apresentar. Neste primeiro momento fiquei…

Ola! Eh importante vc avaliar com ele as prioridades do casal e um meio termo onde cada um pode caminhar em direção a uma solução! Cada um tem um tempo próprio que não deve interferir no desejo…

Olá, concordo com os colegas e acrescento que a Psicanálise é muito indicada no seu caso. E importante verificar as questões inconscientes associadas a esse seu sintoma. Nesse processo você poderá…