O que é?

O joelho é considerado a mais complexa articulação do corpo humano. Tem funções de sustentação e movimentação do corpo. Por isso, também é um dos órgãos que mais é lesionado, especialmente nas atividades esportivas. Algumas das mais frequentes lesões no joelho causadas por traumatismo são: - Fraturas- Luxação da rótula- Lesões ligamentares- Lesões meniscais - Contusões - Entorses- Lesões neurológicas e vasculares (bem mais raras)

Qual é a causa?

Choques durante a prática esportiva e acidentes estão entre as principais causas das lesões no joelho.

Quais os sintomas?

A dor é praticamente o único sintoma apresentado. Eventualmente, dependendo da lesão, pode ser ouvido um barulho (estalo), especialmente no caso de fraturas.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é normalmente suficiente para detectar a lesão no joelho. Pode-se pedir o raio-X para confirmar o diagnóstico.

Qual o tratamento?

O tratamento é definido pelo tipo e gravidade da lesão. Contusões e entorses, por exemplo, podem ser cuidadas sem a necessidade de procedimento cirúrgico. Podem ser prescritos medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para deixar o paciente mais confortável. Além disso, é possível utilizar-se de recursos ortopédicos como protetores e botas. Em parte dos casos de lesões ligamentares, especialmente de pessoas de menor idade que não querem abrir mão de suas práticas esportivas, a cirurgia é recomendada. A mais popular é a artroscopia. Nesse procedimento, o cirurgião executa dois ou três furos na região do joelho por onde são inseridos os equipamentos necessários ao procedimento. Por um desses orifícios é colocado soro fisiológico para permitir que o médico tenha uma visão nítida da região. O joelho é totalmente avaliado durante a operação. De acordo com a necessidade, são inseridos objetos como pinças, tesouras e bisturis artroscópicos para fazer as correções. Todo o procedimento dura de 40 minutos até uma hora.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Jue Santana
Fisioterapeuta
Ribeirão Preto
E um menisco com deformação cística, membranosa na cartilagem do menisco que poderá ser sintomática por toda vida, mas quando inicia-se um processo degenerativo ou traumático na sua estrutura,…

Olá. Depende muito. Geralmente a lesão ligamentar gera uma instabilidade articular na região acometida. Isso não quer dizer que você obrigatoriamente precisará evoluir para a cirurgia . É indicativo…

Como referido acima é vital saber a extensão e a limitação ao movimento que você possui . Geralmente paciente com gonartrose refere dor ao subir escada e ao agachar , então provavelmente se este…

Dr. João Pedro Leite
Fisioterapeuta
Vitória da Conquista
Tudo depende de tamanho da lesão, a causa da lesão e quanto tempo sofreu a mesma, você pode conversa com o fisioterapeuta se é possível fazer fisioterapia mais de uma vez por dia, se no local…

Vamos lá. Você tem duas opções , ou ir ao Ortopedista ou ir ao Fisioterapeuta. Ambos estão capacitados para realizar o tratamento , de maneiras um pouco diferentes.

O Fisioterapeuta…

Dr. Diego Escudeiro de Oliveira
Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte
São Paulo
Esse tipo de lesão pode ter diversas causas e nem sempre o tratamento é cirúrgico. Nesse caso é muito importante uma avaliação do membro dela como um todo para diagnosticar algum tipo de desbalanço…

Dr. Paulo Henrique Mendes de Araujo
Ortopedista - traumatologista
Brasília
Primeiramente, é necessária uma avaliação detalhada do seu caso com um bom exame físico e conversa com seu médico para se determinar quem é o responsável pela dor que você está sentindo. Se a…

Dr. Cesar Hashioka
Ortopedista - traumatologista
Nova Andradina
Boa noite. É necessário saber sua idade, sexo, peso, nível de exigência física. Além disso, onde é a lesão e qual o grau de acometimento. Provavelmente não haverá cicatrização, mas se cirurgia…

A técnica deve ser explorada pela avaliação que melhor se enquadra ao perfil do paciente pelo ortopedista.No pós operatório, o fisioterapeuta traça a linha de conduta, objetivando evitar que…