O que é?

O joelho é considerado a mais complexa articulação do corpo humano. Tem funções de sustentação e movimentação do corpo. Por isso, também é um dos órgãos que mais é lesionado, especialmente nas atividades esportivas. Algumas das mais frequentes lesões no joelho causadas por traumatismo são: - Fraturas- Luxação da rótula- Lesões ligamentares- Lesões meniscais - Contusões - Entorses- Lesões neurológicas e vasculares (bem mais raras)

Qual é a causa?

Choques durante a prática esportiva e acidentes estão entre as principais causas das lesões no joelho.

Quais os sintomas?

A dor é praticamente o único sintoma apresentado. Eventualmente, dependendo da lesão, pode ser ouvido um barulho (estalo), especialmente no caso de fraturas.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é normalmente suficiente para detectar a lesão no joelho. Pode-se pedir o raio-X para confirmar o diagnóstico.

Qual o tratamento?

O tratamento é definido pelo tipo e gravidade da lesão. Contusões e entorses, por exemplo, podem ser cuidadas sem a necessidade de procedimento cirúrgico. Podem ser prescritos medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para deixar o paciente mais confortável. Além disso, é possível utilizar-se de recursos ortopédicos como protetores e botas. Em parte dos casos de lesões ligamentares, especialmente de pessoas de menor idade que não querem abrir mão de suas práticas esportivas, a cirurgia é recomendada. A mais popular é a artroscopia. Nesse procedimento, o cirurgião executa dois ou três furos na região do joelho por onde são inseridos os equipamentos necessários ao procedimento. Por um desses orifícios é colocado soro fisiológico para permitir que o médico tenha uma visão nítida da região. O joelho é totalmente avaliado durante a operação. De acordo com a necessidade, são inseridos objetos como pinças, tesouras e bisturis artroscópicos para fazer as correções. Todo o procedimento dura de 40 minutos até uma hora.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Leonardo Andrade Teixeira
Ortopedista - traumatologista
Cruz Alta
Podem ser diversas lesões, depende bastante de como foi o trauma no membro no momento do acidente, se em alta velocidade ou parado, se trauma direto no joelho ou de forma indireta, ou se componente…

Habitualmente dores localizadas atrás do joelho não são sintomas de neuropatia. Normalmente as dores de neuropatia são mais difusas e em trajeto de nervos.

Sugiro consulta com um…

Dr. Felipe Sena
Ortopedista - traumatologista, Nutrólogo
João Pessoa
Os ferimentos - ou até as cicatrizes - que provavelmente você teve no joelho estão sofrendo flexão também e acabam limitando esse movimento. Se tiver realmente incomodando, é prudente que faça…

Dr. Alexandre Terruggi Jr
Ortopedista - traumatologista
São Carlos
Boa noite ,
A dor na região poplítea , ou seja , atrás do joelho , é uma área com grandes vasos arteriais e venosos , raizes nervosas importantes , origem e inserção de músculos fortes…

Dr. João Bourbon
Ortopedista - traumatologista
Aracaju
Olá! O seu relato é bem sugestivo de lesão de ligamento do joelho. Resta entender se quando você fala que o "joelho foi pro lado" se você se refere à patela ou se você se refere ao…

Dr. Carlos Alexandre de Oliveira
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
Pequenas fraturas articulares , podem gerar aumento de volume no interior da cápsula do joelho . Apenas avaliando às imagens e o quadro clínico para poder explicar melhor seus sintomas.

Dr. Eduardo Neri
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
O cisto poplíteo é localizado na parte de trás do joelho e é chamado também de cisto de Baker.
Na verdade ele decorre de um extravazamento do líquido articular do joelho. Todos nós temos…

Dr. Celso Ferreira
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Lesões meniscais podem ter necessidade de cirurgia dependendo do local, tamanho e sintomas clínicos.