O Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT) ou Transtorno de Estresse Agudo é uma perturbação psíquica decorrente de uma situação ameaçadora.
Qual é a causa?
A participação do indivíduo em uma situação de violência seja como vítima ou mesmo como testemunha. Normalmente os principais causadores desse quadro são os casos de violência urbana como agressão, atos de terrorismo, abuso sexual e catástrofes naturais, por exemplo.
Quais os sintomas?
O principal sintoma desse quadro é a pessoa reviver através de sonhos ou pensamentos a situação causadora do trauma. O paciente também evita conversas e até mesmo objetos que possam relembrar o evento. Essas lembranças podem ser o gatilho para o disparo de sensações de ansiedade e desconforto. Para evitar essas situações e com medo de evento se repetir, o paciente tende a se isolar.
Também são percebidos sintomas como:
- diminuição no interesse em realizar as atividades cotidianas
- dificuldade em dar e receber afeto- hiperatividade- problemas para dormir
- dificuldade de concentração- irritabilidade
Como fazer o diagnóstico?
O primeiro ponto para fazer o diagnóstico do Transtorno de Estresse é a confirmação da existência de um evento traumatizante. Ele precisa ser suficientemente marcante para que a pessoa desenvolva os sintomas apresentados acima. Isso pode ser detectado através de uma entrevista com o paciente. Não há necessidade da utilização de exames laboratoriais ou de imagens.
Qual o tratamento?
É recomendada a psicoterapia acompanhada de medicamentos para controlar os sintomas.
Seria interessante buscar ajuda psicológica para que você entenda qual a origem do estresse e daí o profissional te auxiliaria como combater tais fatores que geram este sintoma. Psicoterapia…
O transtorno de stress não causa obrigatoriamente a labirintite, mas ela pode sim aparecer como um sintoma desse transtorno. Outros sintomas bastante conhecidos são: gastrite nervosa, enxaqueca,…