O que é?

Transtorno de aprendizagem é a dificuldade apresentada pela criança para acompanhar o aprendizado compatível com sua idade. Esses transtornos são classificados como primários (quando não há qualquer problema de saúde ou de desenvolvimento da capacidade intelectual) e secundários (decorrentes de problema físico ou mental). Os principais transtornos são: - Acalculia: incapacidade de realizar cálculos matemáticos simples. - Aglossia: dificuldade para se expressar. - Discalculia: desordem neurológica que afeta a habilidade de entender e manipular os números. - Disgrafia: dificuldade de escrever (caligrafia e coerência). - Dislexia: dificuldade de ler, escrever e soletrar. - Disortografia: dificuldade no desenvolvimento da linguagem escrita. -Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): síndrome caracterizada pela desatenção e impulsividade das crianças.

Qual é a causa?

Não há um motivo causador claro para a grande maioria dos transtornos. Acredita-se que estejam ligados a problemas neurológicos. Porém, fatores ambientais não são descartados como motivadores ou mesmo como agravantes das situações.

Quais os sintomas?

O maior sintoma é o baixo desempenho escolar. Isso gera uma série de problemas corelatos. A criança tem uma queda na autoestima e fica muito insegura uma vez que sofre críticas dos pais e professores além das provocações dos colegas.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser feito através de entrevista com as pacientes e observação de seu comportamento. Não há qualquer exame laboratorial ou de imagem que possa comprovar os transtornos de aprendizado primários. Isso só ocorre em relação aos transtornos de aprendizado secundários.

Qual o tratamento?

No caso dos transtornos de aprendizado secundários, não há opção de tratamento. Já em relação aos primários, o próprio crescimento da criança ajuda com que eles sejam minimizados ou desapareçam. Pode-se utilizar os serviços de psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, por exemplo, para ajudar no desenvolvimento das crianças. Em alguns casos, há a opção do uso de medicamentos.

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A descrição de seu filho corresponde à grande maioria de crianças dessa idade. Se a intensidade dos comportamentos descritos os qualificam como problemas pode ser avaliado - principalmente nessa…

Num primeiro momento, deves investigar com um neurologista, os sintomas físicos de pressão na cabeça, e demais sintomas, descartando causas neurológicas. Embora os demais sintomas sejam comum…

Boa tarde, procure um neuropediatra para uma avaliação clínica, ele lhe encaminhará aos demais profissionais após a avaliação.

Att. Dr. José Dilson

As crianças aos seis anos de idade já são capazes de reconhecer as cores sim. Inclusive já estão em fase de alfabetização. Nesse caso, seria importante uma avaliação psicopedagogica, para detectar…

Olá! Seu filho está no período de alfabetização. Por isso, é necessário entender como a professora percebe essa dificuldade. Vários fatores podem influenciar nesse período. Podemos considerar…

Podem sim. Podem ser sintomas relacionados a algum transtorno de ansiedade. Para saber ao certo entretanto somente fazendo uma avaliação inicial com um psicólogo ou psiquiatra. A psicoterapia…

Olá! Testes relacionados a QI ainda são questionados por boa parte da comunidade científica entretanto ter qualquer dificuldade de aprendizagem é comum, provavelmente você vai bem nas matérias…

Os neurologistas costumam dizer que não temos problemas de memória diretamente mas sim outros que podem obstacularam o aprendizado. Uma boa avaliação com neuropsicólogo e psicólogo para verificar…

Olá,
Certamente um neuro poderá emitir um diagnóstico caso haja algum problema neurológico.

Mas preste atenção no modo como essa dificuldade aparece: se é em um conteúdo…

Ola, bom em primeiro lugar se vc era considerado bom aluno é por que seu potencial é para isso, seria legal vc procurar em primeiro lugar um psicologo para poder fazer uma boa avaliação através…