O que é?

Transtorno de aprendizagem é a dificuldade apresentada pela criança para acompanhar o aprendizado compatível com sua idade. Esses transtornos são classificados como primários (quando não há qualquer problema de saúde ou de desenvolvimento da capacidade intelectual) e secundários (decorrentes de problema físico ou mental). Os principais transtornos são: - Acalculia: incapacidade de realizar cálculos matemáticos simples. - Aglossia: dificuldade para se expressar. - Discalculia: desordem neurológica que afeta a habilidade de entender e manipular os números. - Disgrafia: dificuldade de escrever (caligrafia e coerência). - Dislexia: dificuldade de ler, escrever e soletrar. - Disortografia: dificuldade no desenvolvimento da linguagem escrita. -Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): síndrome caracterizada pela desatenção e impulsividade das crianças.

Qual é a causa?

Não há um motivo causador claro para a grande maioria dos transtornos. Acredita-se que estejam ligados a problemas neurológicos. Porém, fatores ambientais não são descartados como motivadores ou mesmo como agravantes das situações.

Quais os sintomas?

O maior sintoma é o baixo desempenho escolar. Isso gera uma série de problemas corelatos. A criança tem uma queda na autoestima e fica muito insegura uma vez que sofre críticas dos pais e professores além das provocações dos colegas.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser feito através de entrevista com as pacientes e observação de seu comportamento. Não há qualquer exame laboratorial ou de imagem que possa comprovar os transtornos de aprendizado primários. Isso só ocorre em relação aos transtornos de aprendizado secundários.

Qual o tratamento?

No caso dos transtornos de aprendizado secundários, não há opção de tratamento. Já em relação aos primários, o próprio crescimento da criança ajuda com que eles sejam minimizados ou desapareçam. Pode-se utilizar os serviços de psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, por exemplo, para ajudar no desenvolvimento das crianças. Em alguns casos, há a opção do uso de medicamentos.

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O ideal é que ela passei inicialmente pela avaliação de um médico neurologista, descartadas questões orgânicas, e ainda sendo perceptível atraso no desenvolvimento, busque um profissional de…

 Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa noite. Procure um psicólogo com especialização em psicopedagogia. Esse profissional poderá avaliar a natureza e o grau das dificuldades, sugerindo intervenções específicas para a melhoria…

 Lilian R. Ceolin
Psicanalista, Psicólogo
Americana
Olá,
O que é preciso saber se há um comprometimento cognitivo, para isso precisa-se de um profissional especializado na área ou se há um comprometimento emocional. Acredito que essa é o…

 Vanessa Limoeiro
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Então, ela está com uma dificuldade no processo de aprendizagem, se formos falar de dislexia é necessário a intervenção fonoaudiologia por seis meses e para fechar um diagnóstico é importante…

 Aline Barreto
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa tarde! O ideal é que você procure um psicólogo que faça avaliação neuropsicológica. Assim, poderá entender a natureza de suas dificuldades. Após a avaliação, serão feitos os devidos encaminhamentos…

Dra. Sandra Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Passe por avaliação com fonoaudiologia um psicodiagnóstico infantil também. O processo da fala nunca é tão linear que possa ser previsto com acerto total. Muitas crianças as vezes passam um…

Olá. Isso pode estar relacionado a possíveis quadros de ansiedade, insegurança ou até mesmo pouca identidade com seus objetivos e metas. Uma reflexão sobre estas questões podem ajuda-la a manter-se…

 Aline Medeiros
Psicólogo
Florianópolis
Sim, os transtornos de aprendizagem são disturbios que afetam a leitura, escrita, capacidade intelectual, atenção.
Uma avaliação psicopedagógica cautelosa poderá ajudar a diagnosticar a…

É muito positiva a sua contínua insistência em aprender. Procure um(a) psicólogo(a) que, com certeza absoluta, poderá te ajudar. Um abraço!