O que é?

Transtorno de aprendizagem é a dificuldade apresentada pela criança para acompanhar o aprendizado compatível com sua idade. Esses transtornos são classificados como primários (quando não há qualquer problema de saúde ou de desenvolvimento da capacidade intelectual) e secundários (decorrentes de problema físico ou mental). Os principais transtornos são: - Acalculia: incapacidade de realizar cálculos matemáticos simples. - Aglossia: dificuldade para se expressar. - Discalculia: desordem neurológica que afeta a habilidade de entender e manipular os números. - Disgrafia: dificuldade de escrever (caligrafia e coerência). - Dislexia: dificuldade de ler, escrever e soletrar. - Disortografia: dificuldade no desenvolvimento da linguagem escrita. -Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): síndrome caracterizada pela desatenção e impulsividade das crianças.

Qual é a causa?

Não há um motivo causador claro para a grande maioria dos transtornos. Acredita-se que estejam ligados a problemas neurológicos. Porém, fatores ambientais não são descartados como motivadores ou mesmo como agravantes das situações.

Quais os sintomas?

O maior sintoma é o baixo desempenho escolar. Isso gera uma série de problemas corelatos. A criança tem uma queda na autoestima e fica muito insegura uma vez que sofre críticas dos pais e professores além das provocações dos colegas.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser feito através de entrevista com as pacientes e observação de seu comportamento. Não há qualquer exame laboratorial ou de imagem que possa comprovar os transtornos de aprendizado primários. Isso só ocorre em relação aos transtornos de aprendizado secundários.

Qual o tratamento?

No caso dos transtornos de aprendizado secundários, não há opção de tratamento. Já em relação aos primários, o próprio crescimento da criança ajuda com que eles sejam minimizados ou desapareçam. Pode-se utilizar os serviços de psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, por exemplo, para ajudar no desenvolvimento das crianças. Em alguns casos, há a opção do uso de medicamentos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Prof. Weise Simone Garcia
Psicopedagogo
Sorocaba
Olá! Sempre é possível melhorar nossa aprendizagem independente da idade! A Psicopedagogia é uma ótima aliada na ajuda de estímulos cognitivos, agende uma avaliação e podemos te auxiliar na melhor…

Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação em relação ao desenvolvimento da linguagem do seu filho. É realmente angustiante quando uma criança que começou a falar parece parar de progredir, ou até mesmo perder…

Dra. Luciana Tubero
Neurologista, Médico do sono
São Paulo
Olá, o ideal é procurar um Neuropediatra para melhor avaliação e possível diagnóstico de algum transtorno se houve.

Olá! Espero que esteja bem!

Se você está preocupada com os problemas de aprendizagem, esquecimento, risos sem motivo aparente e dificuldades na fala da sua filha de 9 anos, é uma…

 Elenara Dias Perin
Psicólogo
Manaus
Olá, primeiro é necessário avaliar os aspectos da proposta pedagógica utilizada pela escola. Avaliar se a idade está adequada ao nível escolar que está frequentando. Avaliar audição e visão,…

Olá !
Sim , podem !
Problemas de concentração e aprendizado na vida adulta, podem ter relação com distúrbios neurológicos não diagnosticados durante a infância.
Por isso procure…

Dra. Beatriz Saraiva
Fonoaudiólogo, Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Olá. A distração e desinteresse pelos estudos pode estar relacionada à muitos fatores, como problemas emocionais, metodologia pedagógica, interferência ambiental ou mesmo vinculada à algum…

 Fabíola Andrade
Psicólogo
Rio de Janeiro
Aliado à uma avaliação psicológica a fim de investigar sua dificuldade de aprendizado, sugiro que procurem uma terapia de família para que possam cuidar do fundo emocional desse sintoma.
O…

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
O profissional indicado para as suas dificuldades é o Fonoaudiólogo, pois trabalhamos com alterações na fala e também com dificuldades de atenção e memória. Caso haja a necessidade de uma avaliação…