O que é?

O transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva ou anancástica é um transtorno caracterizado pela exacerbada busca pelo perfeccionismo, sentimento constante de dúvida, verificações imotivadas, preocupação com pequenos detalhes, obstinação, prudência e rigidez excessiva. Esse tipo de comportamento é desenvolvido na infância e segue até a vida adulta.

Qual é a causa?

A medicina não sabe qual é o fator causador desse transtorno. Ele é atribuído a fatores ambientais e biológicos.

Quais os sintomas?

As pessoas tornam-se escravas na perseguição de metas impossíveis de serem alcançadas. Desenvolvem obsessão por limpeza, pela a arrumação de objetos e são extremamente organizadas em seus deveres profissionais. Os portadores do transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo apresentam dificuldade para expressar sentimentos de ternura, compaixão e compreensão ao comportamento das outras pessoas. Por isso, acabam reduzindo as possibilidades de sentir prazer. Mesmo quando decidem dedicar algum tempo ao lazer, essas pessoas impõem tantas regras que não aproveitam a oportunidade de descansar.

Como fazer o diagnóstico?

Para caracterizar-se o quadro de transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva o paciente deve apresentar, ao menos, três comportamentos entre os relatados abaixo: - sentimentos de dúvida e cautela exagerados; - preocupação com detalhes, regras listas, ordem, organização e esquemas; - perfeccionismo que interfere na conclusão de tarefas; - escrupulosidade excessiva com a produtividade, concomitante à quase exclusão do prazer; - aderência excessiva a algumas convenções sociais; - inflexibilidade, rigidez e teimosia; - insistência para que os outros se submetam aos seus conceitos de valor em relação à maneira de fazer as coisas; - evitam tomar decisões acreditando haver sempre outras prioridades; - falta de generosidade e de sentimentos de compaixão e tolerância para com os outros; - dificuldade em descartar-se de objetos usados.

Qual o tratamento?

O tratamento pode ser feito com medicamentos e psicoterapia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa tarde! É comum que pessoas com distimia tenham dificuldade em reconhecer a condição ou buscar ajuda, muitas vezes por acharem que o que sentem é “normal”. O ideal é oferecer apoio com empatia,…

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, (DSM-5-TR), para o diagnóstico do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, os pacientes devem apresentar um…

Boa Tarde!
O transtorno de personalidade obsessivo compulsiva (TPOC) é definido por extrema preocupação com o perfeccionismo, uma necessidade inflexível de ordem e um rígido controle sobre…

O transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo faz a pessoa ter comportamentos obsessivos-compulsivos que lhe parecem naturais. A pessoa tem necessidade de perfeccionismo e controle e isso…

A principal diferença é que no TOC há sofrimento da pessoa. No TPOC a personalidade é perfeccionista, os comportamentos são obsessivos e compulsivos, mas a pessoa realmente quer ser assim e se…

Olá. O ideal é buscar ajuda psicológica, para que seja feito uma reestruturação cognitiva, para haver mudanças de pensamentos e comportamentos ou até mesmo intervenção medicamentosa com ajuda…

Olá, boa tarde! Não entendi bem qual seria sua dúvida, mas pelo seu relato fica evidente que necessita dividir essa dor com um profissional que possa te acolher. Não enfrente o sofrimento sozinho,…

O primeiro passo é vc procurar um neuropsicólogo e realizar uma avaliação neuropsicológica. Na sequência procure um psiquiatra ou neurologista para nova avaliação e análise dos testes já realizados,…

Sim, podem ser sinais e sintomas de TEA. Idealmente voce deveria procurar um psiquiatra para melhor elucidar essas questões. Me coloco a disposição.

Bom dia, como está? Primeiramente acho importante dizer que todos nós estabelecemos sistemas para organizarmos a nossa vida como forma de economia psíquica. O fato de organizar por cores, data,…