A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Sim. No Transtorno Afetivo Bipolar é possível apresentar sintomas maníacos durante episódio depressivo. O inverso também pode acontecer: episódio maníaco com sintomas depressivos.

Existe uma fase do transtorno bipolar em que é chamada de fase mista. Entre a mania (euforia)/depressão. Já depressão mista pode significar depressão mista com ansiedade em que o paciente pode…

Pode ter várias causas, incluindo a que citou, assim como o transtorno de impulso sexual excessivo, que ocorre fora do contexto do transtorno bipolar. Deve procurar um psiquiatra com experiencia…

Infelizmente, não há como orientar, por aqui, a que sinais deve ficar atenta. Deve perguntar a seus médicos, que a conhecem pessoalmente e os detalhes de seu tratamento.

Pessoas bipolares podem ficar agressivas nos episódios de depressão e mania (ambos podem levar a irritabilidade), mas também podem ficar agressivos fora das crises, dependendo da personalidade…

Sim, se estiver com tratamento regular vive como qualquer pessoa vivendo com uma doença crônica.

As pessoas com TAB geralmente se recuperam bem, após os episódios, apesar de que, se eles se repetirem muitas vezes, ao longo dos anos, podem levar a alterações mais duradouras, possivelmente…

Olá! Pode sim e é de grande benefício, não só para portadores de transtorno afetivo bipolar, como para outros transtornos psiquiátricos.