A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A lamotrigina apresenta interação medicamentosa com ACO, sendo necessário o ajuste das doses de ambas as medicações e a ciência desse fato.

Não, não aumenta. Os antipsicóticos podem aumentar os níveis de prolactina ao inibir a ação de um neurotransmissor chamado dopamina. A lamotrigina não é antipsicótico, e sim um estabilizador…

Anorgasmia Não é uma queixa entre os meus pacientes que utilzam Litio, porem periodos depressivos podem contribuir para diminuição da libido. Fale com seu psiquiatra e seu psicólogo eles poderão…

Como já disseram, não ocorre síndrome de abstinencia. Porém a retirada deve ser gradual pois há risco de convulsão quando se suspende doses altas abruptamente.
Além disso pode ocorrer…

A eletroconvulsoterapia é um tratamento muito eficaz para os transtornos do humor (como depressão unipolar e depressão ou mania no transtorno bipolar) refratários ao tratamento medicamentoso.…

Olá! A primeira escolha para tratamento de transtorno bipolar, seja na fase depressiva, seja na fase maníaca é o lítio. No entanto existem algumas contra-indicações assim como efeitos colaterais…

Oi, o Lítio é retirado nesse caso mas há vários outros estabilizadores de humor e na consulta regular você não terá problemas pois é só controlar a retirada.

Concordo com os colegas. Além da medicação (acompanhada de psiquiatra) o ideal é que o paciente siga em psicoterapia- recomendo a psicanálise Winnicottiana- que é a oportunidade do paciente…

Olá, sim a quetiapina é boa escolha mas como os colegas citaram há variação na dosagem e na associação com outras medicações.
Deve-se controlar os níveis de colesterol, mas é uma medicação…

Paroxetina é um antidepressivo. No Transtorno Bipolar, mesmo em fases de depressão nunca utiliza-se o antidepressivo isoladamente e sim sempre em conjunto com medicações da classe dos estabilizadores…