A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá. O uso isolado de antidepressivos para pessoas que apresentam o Transtorno Bipolar pode levar a um quadro de euforia chamada de mania. Vale a pena lembrar que o uso de antidepressivos associados…

Olá. Não existe nenhuma relação entre pesadelos e transtorno bipolar. São situações distintas.
Atenciosamente Dr Ricardo Brandão.

Sim. A bipolaridade é um dos transtornos com alta herdabilidade.

Não se conhecem as causas precisas do transtorno bipolar, mas há evidências de que a permanência prolongada das crises ou as recaídas frequentes podem envolver morte de células cerebrais, o que…

O transtorno bipolar tipo 2 é aquele no qual as crises de mania são mais leves, não requerendo tratamento em internação. Os sintomas são os mesmos da mania grave, só que menos acentuados: aceleração,…

Olá, a Quetiapina é um excelente medicamento para o transtorno bipolar, ela tem eficácia comprovada para a fase depressiva, de manutenção e para a fase maníaca da doença, no entanto, ela…

A quetiapina tem um potencial sedativo importante e pode dar muito sono mesmo. Vc deve conversar com seu medico sobre isto e avaliar a dose que vc toma ou a substituição da droga, se for o caso…

Boa tarde, o Lítio ( carbolitium) em si seria o remédio mais adequado para melhorar cognição, em conjunto com atividade física regular aliado a qualidade de sono!!!

O uso de antidepressivos no transtorno bipolar (TAB) traz o risco de uma virada para a fase de mania. Como dizem muitos pacientes, a fase depressiva é a que mais traz sofrimento, mas a de mania…

Não! Existem diversos tipos de estabilizadores do humor e eles podem ser utilizados para tratar sintomas como irritabilidade, impulsividade, mas a melhor forma de entender o objetivo da sua medicação…