A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Comunique seu médico sobre os efeitos adversos do tratamento proposto, ele é sempre a melhor pessoa para te orientar. Um efeito colateral bastante comum da quetiapina é a sonolência. De forma…

São dos quadros que só têm em comum as oscilações de humor, que necessariamente ocorrem no transtorno afetivo bipolar (TAB) e são frequentes na transtorno de personalidade borderline (TPB). De…

O paciente bipolar grave ou portador de qualquer outra doença física ou mental, pode dirigir, desde que avaliado em sua individualidade. Não é a doença ou o fato de usar medicamentos que vão…

Pode haver diagnóstico duplo, sim, mas somente um especialista pode fazê-lo, o auto-diagnóstico não deve ser feito, porque muitas vezes as pessoas acham que têm algo que não têm e vice-versa.…

Olá! O transtorno bipolar pode se manifestar de forma realmente grave que necessitar, nos casos mais graves, de internação. É comum a associação de medicamentos para que haja um adequado controle…

O transtorno bipolar é diagnosticado clinicamente ou seja, não há necessidade de testes ou questionários, sendo suficientes a história do paciente, obtido com ele e/ou os familiares (ou pessoas…

Boa noite, a Venlafaxina não costuma causar alergia na pele. E ainda mais após vários meses de uso. É importante falar com seu médico para investigar melhor a causa da coceira. Abraço

Normalmente o médico explica tudo ao paciente e familiares. Acho pouco comum isso não ter ocorrido. Recomendo conversar com o médico psiquiatra.

Bom dia,

Não é um efeito confirmado por estudos, mas pode acontecer na prática.
O ideal é rever com o médico o esquema de medicações ideal no momento.

O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é um transtorno de humor em que o paciente pode apresentar episódios depressivos ou episódios maníacos (de euforia).
Durante o episódio de euforia,…