A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Qualquer medicação pode ter efeitos colaterais, porém cabe ao médico fazer prescrições seguras, nas quais os eventuais efeitos colaterais sejam muito menores que os efeitos benéficos.

Ganho de peso não é uma dos efeitos colaterais comuns da lamotrigina(neural). Dentre os mais comuns temos: vertigem, cefaléia, sonolência, dermatites e visão turva. De qualquer forma é importante…

Não é possível. O componente genético no transtorno bipolar (TAB) é comprovado, mas não tem como determinar, em casos individuais, o quanto foi contribuição genética e o quanto foi contribuição…

Pode, dependendo da fase do transtorno. O escitalopram só é usado na fase depressiva ou, na manutenção, quando já se tem experiência de boa resposta a esta medicação, no(a) paciente. A quetiapina…

Não entendi muito bem o que você quer dizer, no início da pergunta, pois diz que ele tem diagnóstico de transtorno bipolar (TAB), "porém o tratamento realizado é para depressão" e,…

É possível sim.
Os fatores ambientais são importantes e tidos como uma das possíveis causas. Porém, não devemos esquecer o fator genético. Existem várias pesquisas que hoje comprovam as…

O lítio, em bipolares, pode às vezes tratar a depressão, "sozinho". Há outras possibilidades de se tratar a depressão bipolar, mais potentes que o uso isolado do lítio, mas isto fica…

A quetiapina é a única medicação aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) como monoterapia em todas as fases do transtorno bipolar. Isto não significa, necessariamente, que vá funcionar…

O lítio sabidamente traz riscos de malformação para o embrião. A quetiapina é mais segura. É sempre mais seguro, do ponto de vista da saúde física do embrião e do feto, quando a grávida não estiver…