A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Exame realizado aleatoriamente demonstrando 0,2 de litio no sangue não indica que a pessoa tem bipolaridade.

Geralmente, não esquece o que ocorreu em crises (se está chamando de crises os episódios agudos e surtos). Mas, algumas poucas pessoas esquecem. Não se sabe porque isto ocorre.

O problema maior é o transtorno afetivo bipolar e não as medicações em uso. O álcool pode desencadear sintomas maniformes ou depressivos ou psicóticos. Por isso, o ideal seria não ingerir álcool.

Olá, acho que a abordagem terapêutica não é importante, mas sim sua conexão com o terapeuta. Toda abordagem é válida, mas nem sempre o paciente se sente bem com o terapeuta, as vezes é bom trocar.…

Sim, pode sim, tontura, sonolencia, aumento do apeite, do peso, dificuldade de memorização.....

Isso varia conforme o diagnóstico, mas deixar de usar a medicação de uso contínuo pode levar ao reaparecimento da doença e dos sintomas para a qual foram prescritos esses dois medicamentos. Para…

O Transtorno bipolar é uma patologia que exige o uso de algumas medicações para o seu tratamento. Infelizmente a adesão ao tratamento é o principal problema a ser resolvido em diversos casos.…

Sim, é possível. Entretanto a medicação reduz consideravelmente esse risco. E mesmo que a pessoa tenha uma crise, a tendência é que os sintomas sejam atenuados.