A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Se o transtorno bipolar estiver estabilizado, não se justifica aposentadoria. Quando a casos resistentes ao tratamento, devem ser avaliados individualmente por especialistas em Medicina do Trabalho…

É necessário avaliar se a falta de emoções é decorrente de apatia por um episódio depressivo por exemplo ou medicamentoso. Procure um especialista para melhor avaliação.

Se o(a) paciente souber relatar bem o próprio caso ou se alguém próximo souber fazê-lo, com uma entrevista adequada se pode diagnosticar até em alguns minutos, em alguns casos. Ou se o(a) psiquiatra…

Insônia pode ocorrer em vários quadros psiquiátricos e, na maioria dos casos, pode-se melhorá-la com o tratamento. Além disto, mesmo em pessoas com transtornos psiquiátricos e em uso de medicações,…

Os medicamentos ansiolíticos do tipo benzodiazepínicos (diazepam, alprazolam, clonazepam, entre outros) podem ser usados durante o período de mania (euforia) com o objetivo de causar sedação…

Olá! É, sim, uma associação possível de medicamentos para tratamento de um quadro clínico com diversos sintomas. É importante e costumo orientar que os pacientes conversem com seus médicos e…

O ácido valproico é um estabilizador do humor aprovado para tratamento de episódios de mania. Pode controlar sintomas psicóticos, apesar de que, quando estes estão presentes, geralmente se usam…

Se a Ritalina* (metlfenidato) desencadeou um episódio de mania bem caracterizado, então provavelmente a pessoa tem transtorno bipolar. Na viência do uso, pode haver, eventualmente, sintomas semelhantes…

Se seu médico prescreveu, pode tomar. Sem prescrição médica, jamais use nenhum remédio.