O que é tosse?

A tosse é um reflexo causado pela estimulação dos nervos sensoriais nas paredes das vias aéreas, ou seja, laringe, traquéia e brônquios.

Para produzir a tosse deve acontecer vários fenômenos. Primeiro, há uma inspiração breve, e, posteriormente, a laringe (que contém as cordas vocais) fecha-se momentaneamente, os músculos do tórax e abdômen que usamos para respirar se contraem. Isso aumenta a pressão dentro do peito e quando a laringe re-abre, o ar que sai dos pulmões em alta velocidade,  arrasta a poeira, sujeira ou secreções excessivas, tornando as vias aéreas mais limpas.

O reflexo da tosse é um componente fundamental dos mecanismos de defesa do organismo. Normalmente, os pulmões e vias aéreas inferiores são estéreis, mas se chegar a eles qualquer tipo de sujeira ou germes, pode causar uma infecção dos brônquios (bronquite) ou o próprio pulmão (pneumonia).

Para a tosse ser eficaz, deve ser precedida de uma respiração profunda. Portanto, pacientes com fraqueza muscular, falta de coordenação no fechamento e reabertura das vias aéreas ou que tenham obstrução ao fluxo aéreo (como bronquite crônica e enfisema) tem uma tosse pobre e têm um maior risco de infecções e pneumonia.

O que causa a tosse?

Tosse indica a irritação ou a presença de elementos estranhos nas vias aéreas. A causa pode ser a inalação de ar com partículas de poeira, ou qualquer outro alimento se extraviou (asfixia). Também pode indicar um excesso de muco ou por infecção ou outra doença dos brônquios ou pulmões. Algumas causas comuns de tosse são:

  • O cigarro, que muitas vezes provoca tosse e bronquite crônica.
  • O resfriado comum é uma causa freqüente de tosse aguda, mas geralmente se resolve em menos de três semanas.
  • A passagem do ácido do estômago para a garganta (DRGE) e do trato respiratório.
  • Asma brônquica.
  • A aspiração de objetos ou de corpos estranhos nos brônquios através da boca.
  • Outras doenças mais graves, como pneumonia, insuficiência cardíaca ou embolia pulmonar (coágulo sanguíneo que bloqueia os vasos sanguíneos nos pulmões).
  • Alguns medicamentos chamados inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), que são utilizados no tratamento da hipertensão e doenças cardíacas.

Como você diagnostica a causa da tosse crônica?

Quando um paciente tem uma tosse crônica, é necessário realizar testes para determinar a sua causa.

  • Depois de fazer um exame de todos os sintomas e reconhecimento pelo médico, faz=se um raio-x para garantir que não haja doenças graves, como câncer de pulmão ou tuberculose.
  • Também é aconselhável exame de escarro para bactérias da tuberculose, ou células de câncer de pulmão.
  • Exames de sangue geralmente são de pouca ajuda nestes casos.
  • Se você suspeitar, faça um teste cutâneo de alergia. Em alguns casos, os testes foram solicitadas para visualizar o estado do coração, tais como ECG ou pelo ecocardiograma.
  • Em casos difíceis, pode ser necessário outros exames, como radiografia do seio, broncoscopia e tomografia computadorizada ou no peito.
  • Se você suspeitar que há a asma pode ser um desafio com metacolina inalada, e quando você acha que tem uma relação com o refluxo ácido do estômago, é medida com uma sonda de pHmetria esofágica. Esses testes só podem ser realizados em centros especializados.

Quando e como tratar a tosse?

Tosse, como a febre é um sintoma, não uma doença em si. Portanto, o primeiro objetivo é diagnosticar e tratar a causa subjacente da tosse.

Primeiro você deve saber que  precisa parar de fumar. Isso faz com que a tosse diminua ou desapareça dentro de quatro semanas em 94% dos pacientes. Se a causa da tosse é um inibidor da ECA, a mudança para um tratamento alternativo vai aliviar a tosse em menos de um mês.

Infecções dos brônquios (bronquite) podem ser devido a bactérias e vírus, mas a causa mais comum em crianças são as infecções virais. Antibióticos só são eficazes em infecções causadas por bactérias.

Uma causa relativamente comum de tosse é gotejamento pós-nasal (secreção de muco ou cair do nariz, atrás da garganta). Nestes casos, você pode usar um anti-histamínico na forma de comprimidos ou spray nasal baseado variedade de anti-histamínicos, corticosteróides ou anticolinérgicos. No entanto, inaladores nasais adrenérgicos compostos, como a efedrina deve ser utilizado apenas por períodos curtos, pois eles podem danificar os vasos sanguíneos do nariz e causar gotejamento nasal permanente. O seu médico irá prescrever medicamentos para uso.

Se a tosse é persistente e não há desconforto em torno do nariz, considere a possibilidade de que a causa é a sinusite, que pode ser confirmado pela radiografia. Neste caso, você pode necessitar de tratamento com antibióticos e gotas de descongestionante.

A asma pode ocorrer somente com a tosse, muitas vezes pior durante a noite, impedindo o sono. Tratamento convencional com um inalador de anti-inflamatórios preventivos é geralmente eficaz. Paradoxalmente, alguns aerossóis podem causar a tosse, caso em que é necessário usar um espaçador para administração, inalador ou uma base de pó seco. Corticóides inalatórios costumam levar várias semanas para obter resultados.

Refluxo gastroesofágico requer tratamento intensivo ao longo de muitos meses e, às vezes apenas resultados parciais são obtidos. Pode ser necessário reduzir a produção de ácido de medicamentos anti-úlcera, como os inibidores da bomba de protões, e uso de drogas pró-cinéticos, como metoclopramida ou cisaprida, para facilitar o esvaziamento gástrico. Além disso, você deve parar de tomar certos medicamentos que facilitam o relaxamento do esfíncter e refluxo ácido gastroesofágico. Apnéia obstrutiva do sono (ronco grandes) também piorar o refluxo e deve ser corrigido.

Hoje, ele tem muito reduzida a incidência de tosse convulsa, graças à vacina. No entanto, quando essa infecção é diagnosticada, a administração de um antibiótico macrolídeo reduzir a severidade da doença na primeira semana de tratamento.

O verdadeiro teste de saber se um determinado fator é responsável pela tosse crônica, ocorre quando o tratamento prescrito para uma causa específica pode eliminar a tosse. No entanto, muitas vezes há mais de uma causa e, em casos tais, se é apenas um fator pode não ser possível para aliviar os sintomas completamente. Portanto, o tratamento deve ser iniciado em um caso particular e avaliados os resultados. Se você receber uma parcial, mas incompleta, eles vão tentar outros tratamentos. Em última análise, a grande maioria dos casos de tosse pode ser aliviada com este método.

No entanto, alguns pacientes, como certos casos de câncer de pulmão ou fibrose pulmonar, a falta de tratamento eficaz. Podem ser justificado o uso de sedativos da tosse potente.

Pelo contrário, é também um problema se uma pessoa precisa para tosse e incapaz de fazê-lo. Isto é o que acontece quando a tosse é dolorosa (devido a uma costela quebrada, por exemplo). Pacientes tentam evitar tossir, o que impede uma limpeza eficaz das vias respiratórias e pode causar uma infecção pulmonar ou pneumonia. Nesses casos, os medicamentos para aliviar a dor são úteis para permitir que uma tosse eficaz.

Quão úteis são os medicamentos para tosse?

Quando a tosse é particularmente irritante  medicamentos podem ser usados ??na forma de comprimidos ou xarope. Muitos destes são vendidos sem receita médica e são geralmente eficaz. Seu uso também se justifica quando há razões especiais para se suspeitar de uma doença grave e não vale o teste de diagnóstico complicado.

No entanto, é importante enfatizar que os pacientes só devem medicar com remédio para tosse por um período curto de tempo. Se a tosse persistir, você deve ir ao médico para investigar a causa e estabelecer um tratamento específico.

O que fazer quando uma criança tem tosse?

Crianças maiores e adultos  muitas vezes desconhecem se a causa da sua tosse é a aspiração de um corpo estranho, inalação de poeira ou fumaça, ou se os sintomas de uma infecção dos brônquios. O interrogatório e reconhecimento pelo médico freqüentemente revelam dados indicando a causa específica. No entanto, quando a tosse ocorre em uma criança pequena pode ser difícil para os pais saberem se a tosse é o sinal de uma doença, ou se um corpo estranho nas vias aéreas.

  • Se a criança também tem febre ou tem um resfriado, tosse, é provavelmente um sinal de infecção.
  • Se não houver problemas, você pode esperar.
  • Se a tosse persistir por mais de dois dias você deve consultar um pediatra.
  • Se você tiver dificuldade em respirar, tem uma cor anormal ou desmaia deveria ir para a emergência.
  • Quando a tosse vem de repente e é muito forte, é provável que a criança tenha engolido um objeto que está causando isso. Nesse caso, a vida da criança pode estar em perigo porque podem sufocá-se nada for feito imediatamente. Você pode tentar resolver o problema, segurando o bebê pelas pernas com a cabeça para baixo e dar tapinhas nas costas dele. Se isto falhar, deve ser ir imediatamente para um pronto-socorro.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Cássia Lamberti
Pneumologista
Unaí
Olá, acredito ser de extrema importância uma avaliação medica, pois há 5 dias sem melhora da tosse, Acho de extrema importância avaliação médica para possíveis diagnósticos diferenciais, avaliar…

Dra. Carolina Silva
Pneumologista pediátrico, Pediatra
São Paulo
Se ele não for alérgico a nenhum componente da vacina e não tiver outros sintomas, pode levar. A tosse isoladamente não contra-indica a vacinação.

Sim, precisa ser avaliado no pneumologista.
Todo paciente que fuma precisa ser avaliado para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), principalmente quem apresenta sintomas como tosse…

Dr. Diegomaier Nunes Neri
Endocrinologista, Médico do esporte, Médico clínico geral
São Paulo
A exposição ao sol pode levar a uma insolação, que por vezes resulta em sintomas como tontura e dor de cabeça. A tosse e o espirro podem ser devido a outras causas, como uma leve reação alérgica…

Dra. Eliane Henriques Moreira Alfani
Pediatra, Pneumologista pediátrico
São Paulo
Somente uma boa consulta e exame físico poderão esclarecer melhor esse diagnostico. Procure um especialista. À disposição

Dra. Flávia Foganholi
Pediatra, Pneumologista pediátrico
São Paulo
isso pode ser explicado em uma consulta!

Dra. Flávia Foganholi
Pediatra, Pneumologista pediátrico
São Paulo
xarope não "melhora" ou "piora" a tosse... tem que saber qual o motivo de base dessa tosse para aí sim fazer o tratamento correto.. seria resfriado? seria broncoespasmo?…

Dra. Paula Wanderley Leva Martin
Alergista, Alergista pediátrico
Belo Horizonte
Olá. É importante identificar a causa da tosse para indicar o melhor tratamento. marque uma consulta com alergista ou pneumologista

Dra. Rosana Franco
Pneumologista, Pneumologista pediátrico
Salvador
A tosse é o sintoma de várias doenças respiratórias ou de outros órgãos e este xarope é apenas um paliativo.
Recomendo uma consulta ao pneumologista para o diagnóstico da causa da tosse…