O que é o desmaio ou síncope?
Desmaios podem ser causados ??por vários fatores relacionados ao coração, à pressão arterial, circulação sangüínea e à respiração de uma pessoa. O tipo de desmaio é descrito nesta página é o mais comum e pode ocorrer a qualquer momento, até mesmo em pessoas saudáveis.
O que provoca desmaio ou síncope?
Síncope pode ser causada por estresse, ansiedade e dor.
Por exemplo, pode acontecer de visitar um médico para um exame de sangue ou estar numa sala muito quente e lotado. O desmaio ocorre frequentemente em relação a um estresse físico e mental, especialmente se a pessoa não se sente bem desde o início.
Síncope pode ocorrer de repente e inesperadamente. Muitas vezes, tudo fica escuro, a pessoa fica pálida, começa a suar frio e fica tonto. Pode acontecer em pé, sentado ou mesmo se você levantar muito rápido.
E se alguém se sente tonto?
Normalmente, quando uma pessoa se sente fraca avise às pessoas ao redor. Se você conhece alguém que vai desmaiar ou suspeita de que isso vai acontecer, temos de ajudar a pessoa a deitar-se, de preferência com a cabeça para baixo e as pernas levantadas acima do nível do mesmo. Isso ajuda a manter o sangue fluindo para o cérebro.
Se você perder a consciência, muitas vezes, completamente estará recuperado em poucos minutos, mas pode continuar a sentir fraqueza nos braços e pernas. Se uma pessoa tenta se levantar muito rápido, pode sentir tonturas e até desmaiar mais uma vez.
Se uma pessoa se sente fraca e não pode fazer a posição de morcego, deve sentar-se e colocar sua cabeça entre os joelhos. Alguém deve segurar sua mão atrás da cabeça e puxe para baixo. Ao mesmo tempo, a pessoa que se sente fraca deve empurrar a cabeça para cima. Esta manobra faz com que o fluxo sanguíneo aumente no cérebro e reduza os sintomas e o risco de desmaio.
Como evitar o desmaio?
Pessoas que facilmente ficam fracas devem prestar atenção para desencadear situações que ocorrem em desmaio. Se uma pessoa pensa que vai desmaiar, deve informar aqueles que estão perto para se prepararem para o que pode acontecer.
Desmaios geralmente são curtos. Se uma pessoa está inconsciente por mais de um ou dois minutos sem nenhum sinal de recobrar a consciência, pode ser necessário o uso de procedimentos de primeiros socorros.