O que é sarna?

A escabiose é uma doença de pele contagiosa causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. É transmitida através das fêmeas que se acasalaram e pelo contato físico íntimo (contato sexual, roupa de cama compartilhada ou). Hoje em dia aceita-se que você podeter a sarna sem a necessidade de privacidade, especialmente se você vive com as pessoas com sarna norueguesa (sarna em pacientes com depressão do sistema imunológico, fazendo com que centenas de Sarcoptes presentes na pele contaminem sua volta, porque são altamente contagiosas). As fêmeas são cerca de 0,3-0,4 mm de comprimento e metade do sexo masculino.

Como é a sarna se espalha?

A escabiose é transmitida quando os ácaros fertilizados femininos cavam um túnel na camada externa da pele (estrato córneo). Na extremidade distal do túnel colocam seus ovos (2 ou 3 por dia) durante várias semanas. Cerca de três semanas depois, os ovos estão desenvolvidos para criar uma nova geração pronta para infectar os ácaros. A partir do momento da infecção até que comece a coceira pode levar cerca de três semanas. Isto pode ser muito intenso, principalmente à noite (e que é acentuado pelo calor da cama), porque o paciente muitas vezes tem feridas.

As áreas mais comuns são os espaços entre os dedos das mãos e pés, punhos, axilas, cintura, umbigo e mamilos em mulheres. A cabeça eo pescoço são afetados somente em crianças e imunocomprometidos. Em recém-nascidos também são afetados palmas e solas, para a apresentação de uma estrato córneo (camada mais externa da pele) mais fina do que em adultos.

Como o médico diagnostica a doença?

É difícil para o médico diagnosticar a doença com uma segurança  cem por cento se não é apresentado o ácaro sob um microscópio. Para fazer isso, você deve examinar as áreas acima mencionadas. O dermatologista vai raspar o sulco (linhas vermelhas na área afetada pela comichão), para encontrar o Sarcoptes, seus ovos ou fezes.

Quais são as perspectivas para o futuro?

A sarna não vai desaparecer por si só, e requer tratamento. Há um risco de desenvolver eczema ou doença crônica se não for tratada a doença.

Qual é o tratamento da sarna?

O tratamento da sarna é simples e eficaz. O seu médico irá dizer uma série de cuidados gerais e tratamento de acordo com seu status (bebês, gravidez, etc) ..

O medicamento mais utilizado para escabiose é o gammahexaclorobenceno, que está disponível em um gel ou emulsão. No entanto, em crianças e mulheres grávidas devem utilizar produtos menos tóxicos, como a permetrina ou crotamiton. O uso dessas drogas em adultos tornou-se mais difundida nos últimos anos.

Quando há um surto de sarna é importante tratar toda a família, ao mesmo tempo para evitar outro surto devido à Sarcoptes que sobreviver em outro membro da família. Note-se que a transmissão pode ocorrer três semanas antes de apresentar os primeiros sintomas.

Deve ser mudada e fervida as roupas e roupa de cama. Se você não pode lavar com água quente, deve ficar quatro dias sem usar a roupa (os ácaros não sobrevivem mais do que dois ou três dias fora da pele).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

É muito fácil 'pegar sarna'. O sarcoptes scabiei - nome científico deste ácaro - é bastante resistente. Durante o tratamento para sarna é bom colocar os colchões no sol bem quente por…

Se o diagnóstico de sarna ou escabiose foi correto, pode acontecer a permanência da coceira após a ingestão de ivermectina e o uso de antiescabiótico. A coceira pode ser derivada de ação irritativa…

O recomendado é que a pessoa inicie o tratamento o quanto antes e você evite compartilhar os mesmos lençois, toalhas e roupas que ela.
Um grande abraço

Sim pode ir a praia.Quanto a coceira, deve ser avaliada em consulta médica se não há mais lesões. Neste caso a pele muitas vezes após fase ativa da sarna, pode ficar pouco seca e provocar coceira.…

A ivermectina não está indicada durante a gestação. Aconselho que você procure um médico dermatologista para indicar tratamento correto para você durante esse momento.

Olá
Não é normal. Ou o diagnóstico está errado e você não tem sarna, ou a medicação e o tratamento como um todo não está sendo o apropriado para seu caso, ou você está tendo alguma reação…

Primeiramente, é necessário avaliar se o diagnóstico está correto. Não é infrequente o diagnóstico incorreto de escabiose, especialmente se o paciente não tiver sido avaliado pelo médico dermatologista.…

sim, faz parte do tratamento juntamente com as medicações.

Olá, pode e deve usar hidratante, ja que a medicação tópica prescrita normalmente pra o tratamento resseca muito a pele, piorando a coceira que ja é intensa na escabiose.

Olá, o Permanganato de Potássio é uma substância antisséptica com ação bactericida indicado para limpeza e desinfecção de ferida e úlceras. Conforme a diluição pode ser utilizado como adjuvante…