Qual é a sarcoidose?

A sarcoidose é uma doença de origem desconhecida, não infecciosa e atinge vários órgãos de interesse. Ela geralmente afeta os pulmões com mais freqüência e pele, mas podem estar envolvidos gânglios linfáticos, fígado, baço, coração, olhos ou do sistema nervoso central. Comumente ocorre em idade jovem e a meia idade e é uma doença rara.

A base é a lesão de granuloma ou grupos de células.

Quais são os sintomas da sarcoidose?

Os sintomas estão relacionados com o órgão afetado, e podem incluir:

  • Mal-estar geral ou perda de peso
  • Tosse
  • Falta de ar
  • Febre
  • Dor nas articulações ou inchaço
  • Envolvimento da pele, tais como eritema nodoso
  • Envolvimento ocular, como uveíte (inflamação ocular caracterizada por dor, vermelhidão e sensibilidade à luz, também pode ser acompanhada pela perda de visão).

Como o médico faz o diagnóstico?

Usando uma radiografia de tórax onde podem ser vistos nódulos nos pulmões e linfáticos. O scanner ou tomografia computadorizada  ajuda a apreciar melhor estas anomalias.

A anemia é detectada e reduz as defesas no sangue e os níveis de cálcio no sangue aumenta ocasionalmente.

Você pode realizar uma broncoscopia com lavado brônquico para confirmar. Às vezes é necessário realizar uma biópsia da pele ou linfáticos.

Como você pode tratar esta doença?

Quando não há sintomas, nenhum tratamento é necessário. Se necessário você pode usar tratamentos específicos para as manifestações pulmonares ou de pele de acordo com a clínica. Corticosteróides orais são muitas vezes utilizados. Às vezes são necessárias imunossupressores. Não há necessidade de limitação de atividade comum, mas deve-se evitar alimentos com elevado teor de cálcio.

Evolução

O curso e a evolução desta doença são variáveis ??e estão relacionadas à maneira como ela começou.

A maioria das pessoas com esta doença são curadas espontaneamente no curso de 1 ou 2 anos. Uma pequena porcentagem tem doença pulmonar crônica, que em casos extremos pode levar à necessidade de um transplante de pulmão.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

No geral na Sarcoidose o tratamento é feito com corticoides por via oral, em torno de 6 meses a 1 ano e conforme cada caso podendo ou não ser associada a outra medicação imunossupressora. As…

Olá, o tratamento da sarcoidose pode variar bastante, pois há períodos que o paciente não tem nada e períodos que há bastante tosse e cansaço. Logo, a linha de tratamento vai se basear nos sintomas…

Qualquer doença mamária que forma nódulos de aspecto infectado, principalmente recorrentes ao tratamento comum, pode representar algums problemas não convencionais como tuberculose mamária…

Olá, a sarcoidose é uma doença pulmonar que em que ocorre crescimento de nódulos na região dos pulmões e tórax. Pode causar sintomas variados, como emagrecimento, febre, falta de ar, dores, manchas…

A Sarcoidose na maioria dos casos responde muito bem ao uso de corticoterapia ( prednisona), no caso descrito acima pelo visto a sarcoidose está evoluindo.Deve-se reavaliar a dose do corticoide…

As chances de cura são altas, desde que não tenha evoluído para a forma fibrótica. Nessa etapa, mesmo que a doença seja estacionada, as sequelas geralmente permanecem.

Lembrando que é uma doença rara no nosso meio, a sarcoidose pulmonar,pois predomina em europeus e afro-americanos. As formas cutâneas e oftalmológicas são bem mais frequentes.

O Eritema Nodoso pode ter várias causas como doenças cronicas, infecciosas ou associado ao uso de alguns medicamentos. O especialista que vai acompanhar o caso vai depender da causa, que pode…

Olá, existem alguns exames de sangue, mas são cada vez menos utilizados. A biópsia é um exame confirmatório, então costuma ser a melhor opção para fechar o diagnóstico.