O que é a rubéola?

A rubéola é uma doença causada por um vírus. A cada 3 ou 4 anos há uma epidemia, embora a doença seja menos contagiosa do que sarampo ou catapora.

Ao contrário do que acontece com o sarampo, que geralmente aparece na infância, crianças a rubéola pode aparecer em qualquer idade.. Na verdade, muitas pessoas passam pela rubéola numa forma tão leve, quem nem  é diagnosticada. Atualmente vemos  muito poucas crianças com o sarampo, a maioria já está vacinada (trivalente).

Como é que você pega rubéola?

Rubéola é espalhada por "gotas". Isto é, da respiração de uma pessoa infectada saem gotículas microscópicas que viajam pelo ar e chegam a uma pessoa saudável. As gotículas contendo o vírus são depositadas sobre a boca, garganta e nariz, de onde se espalha para o resto do corpo.

Quais são as manifestações da rubéola?

Uma erupção de pequenas manchas rosadas. Geralmente começa atrás das orelhas, depois se espalha por todo o corpo. A erupção muda quase de hora em hora e desaparece em dois ou três dias sem tratamento.

Antes da erupção aparecer, o paciente pode notar um leve resfriado e / ou glândulas inchadas no pescoço ou na base do crânio.

O período entre a infecção e o aparecimento da rubéola (período de incubação) é geralmente longo (2-3 semanas).

Como é a rubéola?

A rubéola não requer nenhum tratamento especial (exceto, talvez, um dia de descanso na cama). No entanto, deve notar-se que a doença é contagiosa e pode se espalhar facilmente entre pessoas que vivem com os pacientes. O período de contágio geralmente dura de uma semana antes do início do exantema até uma semana após ele desaparecer, sendo de risco máximo, quando a erupção é mais intensa. Apenas uma vez se tem rubéola, uma vez que confere imunidade vitalícia. Porque os riscos de contrair a doença durante a gravidez (veja abaixo), é uma vantagem para as meninas para adquirir imunidade antes da puberdade.

Qual é o risco associado a rubéola?

Se uma mulher grávida contrai rubéola, há risco de lesão fetal. Em alguns casos os riscos são tão altos que o aborto é recomendado. Felizmente, isso já é excepcional, já que a maioria das mulheres são vacinados contra a rubéola.

Quem deve ser vacinado?

Todas as meninas devem receber a vacinação contra a rubéola para evitar possíveis problemas na  gravidez. Atualmente, a vacina é trivalente (contra sarampo, caxumba e rubéola), que protege contra rubéola, todas as crianças de 12 a 15 meses, e uma segunda dose aos 3 anos.

É impossível ter a certeza se aconteceu ou não a rubéola, já que muitas pessoas nem sequer estão conscientes da doença. Recomenda-se que as meninas que são vacinadas evitem engravidar nos três meses após a vacina.

Se você não tem certeza se teve ou não a doença,  testes de anticorpos no sangue darão a resposta. Se necessário, o seu médico irá administrar a vacina.

Existem complicações associadas?

A rubéola normalmente não causa complicações ou problemas, exceto no caso citado de mulheres grávidas pois pode afetar gravemente o feto.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Com a vacina tríplice viral pode haver inflamação das glândulas parótidas ocorre em 0,7% a 2% dos vacinados, de dez a 21 dias após a vacinação, é uma das reações raras que pode ocorrer.

Dra. Thais Mobille das Neves Cruz
Infectologista, Médico clínico geral
Sorocaba
O IgG pode persistir a vida toda pois trata se de uma infecção passada. E comum nas gestações termos IgM em baixo título falso positivo, então o caso precisa ser avaliado por médico.

A rubéola costuma ser uma infecção autolimitada, com duração média de 7 a 10 dias. Em casos raros, o vírus pode permanecer no organismo por mais tempo, especialmente em indivíduos imunocomprometidos.…

Prof. Israel Bendit
Hematologista pediátrico, Pediatra
São Paulo
Com quantos meses ela tomou a tríplice viral? Se foi com 6 meses estes anticorpos são devidos à vacina.

Dra. Eveline Silva Santos
Infectologista
São Paulo
Não! Varicela, que é a catapora, é acusada por um vírus. Cachumba é causada por bactéria . Portanto uma não interfere na outra

Dr. Angelo Bannack
Médico de família, Médico clínico geral
Curitiba
Olá. O IGG é um anticorpo que aumenta nas infecções e costuma ficar presente na corrente sanguínea por muito tempo - dependendo da doença, para sempre. Já o IGM aumenta quando se tem uma infeção…

Dra. Angela Beatriz Mercado Acevedo
Médico de família, Psiquiatra, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Bom dia . Não se preocupe, IgG significa que já teve contato ou esta vacinada . IgM não reagente significa que não tem a doença no momento

Dra. Denise Knopp Barbosa
Ginecologista
Itajubá
Bom dia! Após tomar as vacinas, o organismo precisa de um tempo para produzir anticorpos contra o agente( virus, bacterias, etc) e cada tipo de vacina tem um tempo especifico para que haja produção…