O que é refluxo gastroesofágico?

Refluxo gastroesofágico é uma condição em que o esfíncter esofágico inferior (anel muscular localizado na parte inferior do esôfago) é anormalmente relaxado e permite que o fluxo de conteúdo  ácido do estômago volte (suba de volta) até o esôfago. Ele também pode causar azia.

Refluxo gastroesofágico é uma condição comum. É a causa mais comum de dispepsia (distúrbio digestivo).

O que é a esofagite?

Esofagite é uma inflamação da mucosa (revestimento interno) do esôfago. É causada por episódios repetidos de refluxo ácido.

Quais são os sintomas produzidos por esofagite de refluxo gastroesofágico?

  • Dor ou sensação de queimação (azia) na parte superior do abdómen ou no peito. Às vezes se estende para as costas.
  • O ácido pode fazer o refluxo para a faringe (garganta) e boca. É azedo e queima.
  • Alguns pacientes podem ter dificuldade em respirar (asma) e rouquidão. Isso ocorre porque o líquido refluído irrita as vias aéreas e da laringe.
  • Arrotos repetidos são comuns.

Quando ocorre o refluxo gastroesofágico?

Os sintomas geralmente aparecem após uma refeição pesada, ou com muita gordura, e depois de beber álcool. Piora com o fumo.

Na hora de dormir,  inclinar-se para frente ou dobrar o corpo também podecausar refluxo.

Sintomas de refluxo podem não ter nenhuma causa aparente. A freqüência de aparecimento dos sintomas é variável. Eles são comuns na maioria das pessoas, às vezes não é incomum ter episódios diários ou semanais de refluxo.

Como o refluxo gastroesofágicoafeta a saúde

Refluxo gastroesofágico é uma condição desagradável que pode prejudicar muito a qualidade de vida. Muitas pessoas se sentem assim por causa de sintomas causados ??por esta doença.

A exposição prolongada do esôfago ao ácido provoca esofagite (inflamação do esôfago).

Na esofagite de longo prazo podem formar tecido cicatricial e complicar com o aparecimento de uma estenose ou estreitamento da área afetada do esôfago. Isso pode ser difícil, mesmo impossível, a deglutição (engolir). Esta condição séria exige uma avaliação urgente e tratamento. Felizmente, é uma complicação relativamente rara.

Refluxo pode causar úlceras no esôfago, que podem sangrar e causar perdas de ferro que levam à anemia crônica da perda de sangue.

Por que o ácido do estômago sobe para o esôfago?

Isso ocorre porque o esfíncter esofágico inferior (anel muscular é na parte inferior do esôfago perto do diafragma) está com defeito. O esfíncter é projetado para evitar o fluxo de conteúdo do estômago voltar pois ele funciona como uma válvula unidirecional.

Se o esfíncter não está funcionando corretamente, o ácido do estômago sobe para o esôfago. Essa tendência de aumento do refluxo aumenta quando o estômago  contêm abundante sucos e alimentos , e quando a pressão no estômago é maior.

Que situações podem causar refluxo gastroesofágico?

Em muitos casos, o refluxo não pode ser atribuído a qualquer causa particular. Em outras, as seguintes desordens podem contribuir para o problema:

Hérnia de hiato

A parte superior do estômago faz o seu caminho através do diafragma (músculo respiratório principal que separa o coração e os pulmões, estômago, fígado e vísceras abdominais outros), causando a sua ruptura, deixando o buraco mais aberto através do qual o esôfago vai do peito ao abdômen e, assim, evita que as fibras do músculo diafragma fechem a extremidade inferior do esôfago. Portanto, o esôfago permanece completamente aberto, permitindo que o ácido do estômago entrar nele, especialmente quando o estômago está cheio, no processo digestivo.

Excesso de peso

Se você estiver com sobrepeso, o excesso de gordura da cavidade abdominal aumenta a pressão dentro do estômago e o conteúdo sobe para o esôfago. Por outro lado, perda de peso reduz o refluxo ácido do estômago.

Gravidez

O útero aumentado de tamanho durante a gravidez, comprime o estômago que coloca pressão sobre ele. Isso aumenta a tendência de refluxo. Além disso, as mudanças hormonais da gravidez determinam o relaxamento do esfíncter esofágico inferior.

Refeições

Quanto mais o estômago é distendido com alimento, maior a tendência de refluxo. A tendência também aumenta quando se toma alimentos gordurosos porque a gordura retarda o esvaziamento gástrico. Tente evitar grandes refeições, especialmente à noite. Isto reduz a tendência de refluxo.

Alimento

Chocolate, menta, molho de tomate, café, sucos de frutas e álcool impedem a função correta do esfíncter esofágico .

Fumo

O fumo também evita que o esfíncter esofágico funcione adequadamente, retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a produção de ácido no estômago.

Prisão de ventre

Pacientes com constipação têm um risco aumentado de constipação, refluxo e aumento da pressão dentro do estômago.

Na hora de dormir

A tendência é de aumento do refluxo quando vamos para a cama. Isto é simplesmente devido à força da gravidade. Uma maneira fácil de evitar isso é usar um travesseiro extra ou elevar a cabeceira da cama cerca de 10 cm, com blocos ou colocar um par de tijolos ou blocos na cabeceira da cama.

Como elas são diagnosticadas as doenças causadas pelo refluxo gastroesofágico?

Sintomas de refluxo gastroesofágico pode ser tão claro que não é necessário nenhum dos estudos.

Se o médico tiver dúvidas ou sintomas são incómodos, haverá uma gastroscopia. Durante o mesmo pode ser confirmada ou descartada esofagite, hérnia de hiato, úlcera péptica e outras condições.

Outro teste de diagnóstico é a pHmetria, uma medida de acidez na parte inferior do esôfago durante um período de 24 horas. Isso dá uma idéia da freqüência e duração dos episódios de refluxo, pois é normal que a acidez do esôfago seja diferente daquela do estômago e ainda em pacientes com refluxo, para fazer este teste é freqüentemente encontrada maior acidez na parte inferior do esôfago.

Finalmente, é possível medir pressões dentro do esôfago usando uma técnica chamada manometria esofágica. Normalmente não usados, exceto em caso de complicações. Com ela a pressão de fechamento é medida no inferior do esôfago, que é reduzido no caso de refluxo.

Sintomas do refluxo gastroesofágico podem imitar os de uma úlcera péptica, dores no peito (angina), dores musculares, problemas nas costas, prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, cálculos biliares, doença pancreática, e assim por diante. Tais condições devem ser descartados para fazer o diagnóstico de refluxo.

Sobrepeso?

Saiba com a nossa calculadora seu índice de massa corporal (IMC)

O que você pode fazer para prevenir o refluxo ácido?

Mudanças no estilo de vida que são referidas a seguir e podem reduzir o risco de refluxo:

  • Se acima do peso, tentar perder peso.
  • Evite refeições grandes e alto teor de gordura, bem como "beliscar" alimentos na hora de dormir. Esperar um pouco depois de comer antes de dormir.
  • Limite-se em tomar café e outros alimentos potencialmente problemáticos.
  • Reduzir o consumo de álcool.
  • Tente evitar o aumento da pressão no abdômen, pelo uso de cintos, etc.
  • Parar de fumar.

Se os sintomas não são freqüentes (ou seja, menos do que cinco vezes por mês) podem ser tratados com antiácidos, medicamentos vendidos sem receita médica.

Quando devo consultar um médico?

Se azia é freqüente ou os sintomas são muito desagradáveis, consulte seu médico. Ele vai avaliar se deve realizar um estudo (gastroscopia) e se você precisa de um tratamento mais forte. Se você tiver dificuldade em engolir, ver também médico o mais rapidamente possível.

Como são os sintomas da DRGE?

Os sintomas causados ??pela doença do refluxo gastroesofágico são tratados principalmente com drogas. Na maioria dos casos, antiácidos com sucesso controlam os sintomas. Se antiácidos não são suficientes  tente outras drogas que reduzem a secreção ácida do estômago.

Geralmente começa com os antagonistas chamada histamina. Se você não trabalhar, usando outras drogas chamado inibidores da bomba de protões. Estes últimos são muito eficazes e pode evitar muitas das complicações da DRGE.

Em alguns casos, em que o tratamento médico falha, o problema pode ser resolvido por um procedimento cirúrgico chamado fundoplicatura (pode ser feito por laparoscopia), pelo qual fortalece o esfíncter esofágico enfraquecido.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A alimentação é um ponto bem relevante no tratamento do refluxo, mas sozinha pouco provavelmente resolverá o problema.

A maioria dos casos no qual observa-se na biópsia esofagite crônica inespecífica, isto ocorre devido a doença do refluxo gastresofágico. Então ao se tratar a doença do refluxo é possível obter…

Sugiro consulta medica e acompanhamento nutricional. Queimação não pode ser considerada normal

Sim é possivel, mas sempre passar em consulta com especialista que possa fazer o diagnóstico e diferenciar outras causas de pressão e/ou pontadas no "peito".

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.






Olá, a dor na região do estômago pode ser resultante de patologias no estômago, esôfago distal ou duodeno, que podem ser diagnosticadas pela endoscopia, mas também pode ser de órgãos próximos.…

Se você elevar a cabeceira inteira, ou seja, colocar algo embaixo da cama para elevá-la, não.
Não é bom fazer a elevação com travesseiros somente; aí sim, pode prejudicar sua coluna.

Olá! Seria interessante levá-la a um gastropediatra para avaliar melhor esse desconforto que ela sente na garganta. Espero ter lhe ajudado.