O refluxo gastroesofágico é uma condição em que o conteúdo do estômago, normalmente ácido, retorna para o esôfago. Ele é comum em todas as pessoas e ocorre algumas vezes ao dia. Porém, o ácido é eliminado rapidamente sanando essa situação.
Em alguns casos, a mucosa do esôfago pode ter sua resistência diminuída e o ácido refluir mais vezes ou por tempo mais longo. Nesse caso, o refluxo gastroesofágico é considerado uma doença.
Qual é a causa?
A medicina não aponta uma causa especifica para o refluxo gastroesofágico.
Um dos fatores que poderia gerar a doença seria a presença de uma hérnia de hiato. Normalmente, o esôfago tem seu final pouco abaixo do hiato diafragmático. Com o desenvolvimento da hérnia, uma pequena abertura do diafragma, o estômago é submetido à pressão do diafragma e não do esôfago.
Como o diafragma é fino e o estômago tem paredes mais espessas, ele não cede à pressão do diafragma deixando espaço para que o ácido reflua para o esôfago.
Parte das hérnias de hiato é congênita, porém, a maioria delas se desenvolve ao longo da vida.
Outras condições que aumentam a pressão intra-abdominal são indicadas como motivadoras do refluxo gastroesofágico. Obesidade, gravidez e uma carga muito intensa de exercícios estão entre elas.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns são a queimação na região e regurgitação. A dor após engolir quando o alimento faz seu caminho pelo esôfago também ocorre assim como tosse crônica, entre outros.
Como fazer o diagnóstico?
Uma entrevista com o médico relatando os sintomas pode indicar a necessidade de fazer exames na região. O mais utilizado é a endoscopia digestiva alta. Esse exame permite avaliar a mucosa do esôfago, mas não é capaz de descartar totalmente a doença quando aponta resultado normal.
Parte dos pacientes obtém resultado normal na endoscopia, mas, ainda assim, possuem quadro de refluxo. Só que a mucosa do esôfago não sofre qualquer erosão.
Nesse caso, é recomendada a phmetria de 24 horas. O teste irá mostrar quantas vezes por dia o ácido permanece em contato com o esôfago facilitando que o médico complete seu diagnóstico.
Outras opções de exames são: raios-X com contraste, teste de Bernstein & Baker, cintilografia e manometria.
Qual o tratamento?
O refluxo gastroesofágico não tem cura. Trata-se de uma doença crônica. O médico só pode diminuir a intensidade dos sintomas durante a crise com medicamentos.
Para evitar as crises ou diminuir o seu número, é essencial mudar a dieta e o comportamento. São recomendadas medidas como:
-elevação da cabeceira da cama em 15 a 20 cm
-não se deitar por duas horas após as refeições-parar de fumar
-evitar alimentos ácidos e que favoreçam o refluxo (frituras, gorduras, doces, chocolates, entre outros)
-evitar consumir bebidas alcoólicas
-evitar medicamentos que facilitam o refluxo (teofilina, anticolinérgicos, betabloqueadores, nitratos e bloqueadores do canal de cálcio)
-evitar medicamentos que agridem a mucosa do esôfago (quinidina, doxiciclina, anti-inflamatórios)
O gastroenterologista é o especialista para detectar queixas relacionadas à doença do refluxo gastroesofágico. O exame mais recomendado é a pHmetria esofágica de 24h.
Olá, o uso de cafeína independente da forma causará um relaxamento da região de transição entre o esôfago e o estômago podendo piorar os sintomas de refluxo. Pacientes com doença do refluxo são…
Boa noite
É difícil dizer se o seu problema é consequência do refluxo sem uma avaliação mais apropriada. Os pacientes podem ser acordados à noite pelo refluxo, embora o que vc relata não…
Boa tarde. Pode ter relação com refluxo se o ácido do estômago estiver subindo até a boca (refluxo proximal) ou pode ser decorrente do tratamento, se você estiver utilizando corticoide. Neste…
Bom dia! Todos os paciente com diagnóstico de doença do refluxo, que mesmo após tratamento clínico (medicações, mudanças na dieta, etc.) permanecem com sintomas, devem ser submetidos a nova endoscopia.…
Cada pessoa tem alguns alimentos que são gatilho para seu refluxo. Apesar desta individualidade, as bebidas alcoolicas fermentadas sabidamente agravam o refluxo gastroesofagico. Melhor evitar.
A dor epigástrica tem inúmeras causas e , uma delas, é o refluxo. Mesmo você tendo realizado a cirurgia, pode ocorrer o retorno de sintomas e do refluxo, porem, voce deve realizar uma consulta…
Boa noite
Sintomas que são típicos de refluxo são causados por problemas no esôfago. Problemas na vesícula , pâncreas ou fígado causam sintomas bastante diferentes dos sintomas de refluxo.