O que é a raiva?

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus da família rhabdovirus, caracterizado por ter uma predileção especial pelo sistema nervoso.

É uma doença comum?

A raiva é uma doença com distribuição mundial, é porque há um reservatório animal variado e difícil de erradicar.

Estima-se que a cada ano morrem no mundo 25.000 pessoas infectadas com o vírus da raiva. Também somos obrigados a vacinar mais de meio milhão de pessoas anualmente.

Como a doença é?

A principal via de transmissão da doença é a saliva de um animal infectado com vírus da raiva, seja como resultado de uma mordida, lambida ou ferida na pele.

A raiva é incluída em um grupo de doenças chamado zoonoses, ou seja, doenças transmitidas dos animais vertebrados para o homem ou animal ou doenças comuns aos vertebrados e o homem. Atualmente mais de 150 zoonoses são conhecidas.

Embora praticamente todos os animais de sangue quente são suscetíveis à raiva, geralmente a transmissão da doença ocorre através de dois modelos: o urbano e o da selva. O primeiro modelo é composto por cães ou gatos não são imunes à doença, e o segundo, lobos, raposas, macacos, chacais, coiotes e morcegos infectados pelo vírus.

O mecanismo de transmissão varia de um continente para outro. Por exemplo, na Europa, o reservatório são raposas selvagens e lobos constituintes, enquanto que na América são os morcegos e gambás.

O que acontece quando o vírus entra no nosso corpo?

O vírus geralmente entra no corpo através de uma mordida, de onde se espalha pelo corpo através dos nervos, atingindo o sistema nervoso central (medula espinhal e cérebro). Ele se multiplica, isto é, gera novos vírus com infecciosidade, e se espalha para os pulmões, fígado ...

Quais são os sintomas da doença?

Período de incubação

Inicialmente há um período de incubação, geralmente de duração entre um e três meses. Durante esta fase o paciente não apresenta quaisquer sintomas. Então, durante um ou dois dias, o paciente tem febre, mal estar, dor de cabeça, náuseas, vômitos e um monte de nervosismo, sendo o senso comum que ele esteja sofrendo de dormência, dificuldade em respirar ou problemas com a deglutição. É normalmente nesta fase, quando não há consulta a um médico.

Período de excitação

Isto é seguido por um período de excitação, em que o paciente pode ter grande agitação, alucinações e até convulsões, a respiração é muito irregular, com salivação espumosa, espasmos musculares da laringe, quando o paciente vê a água, que em termos médicos é expresso como hidrofobia.

Período paralítico 

Se o paciente não morrer de parada cardíaca, há o período de final ou paralítica, que apresenta uma paralisia das extremidades.

Assim, em um período de tempo normalmente não superior a duas semanas, uma pessoa infectada com vírus da raiva acaba morrendo inexoravelmente.

Qual é o prognóstico?

É muito escuro, após o início da morte doença ocorre em praticamente 100% dos pacientes.

Existe um grupo de pessoas que têm maior risco para esta doença?

Determinados grupos da população estão em maior risco de exposição ao vírus da raiva, é espeleólogos (porque eles podem ter contato com morcegos infectados) e de pessoal relacionados com animais infectados (veterinários, pessoal de laboratório, os caçadores, guardas florestais, pessoal do jardim zoológico, etc) .. Todos estes grupos devem ter medidas específicas de prevenção.

Existe algum tipo de prevenção?

Profilaxia da raiva é a prevenção ou com base em duas medidas: a vacinação e a administração de imunoglobulina anti-rábica.

A vacina é feita a partir de vírus morto, e faz com que a nossa resposta do sistema imunológico gere anticorpos (defesas seletivamente dirigidas contra o vírus da raiva).

A imunoglobulina  anti-rábica humana envolve a administração de anticorpos para trazer um mecanismo de defesa (não é necessário para o nosso corpo produzi-lo), sendo de fundamental importância em casos graves e, como vacinação suplementar.

Que passos devem ser tomados após a mordida de um animal suspeito de estar infectado?

O primeiro passo deve ser feita é lavar o ferimento com água e sabão, em seguida, aplique álcool ou tintura de iodo, é aconselhável a sutura da ferida cirúrgica.

Deverá tomar a vacina anti-rábica com três doses, uma no dia de exposição, uma vez por semana e nas últimas três semanas. Também deve ser dada imunoglobulina da raiva humana, no caso de fundos não estão disponíveis a primeira dose da vacina deve ser o dobro ou o triplo da quantidade normal.

Será que a população em geral deve ser vacinada contra a raiva?

Uma vez que esta é uma doença excepcional de vacina anti-rábica não está coberto pelo programa de vacinação em vigor. Vacinação anti-rábica é realizada somente em grupos de alto risco ocupacional (veterinários, pessoal de laboratório, zoológicos, espeleólogos) ou de passageiros em áreas de selva. A vacinação é a administração de três doses, a segunda dose uma semana após o primeiro eo terceiro mês após a administração da primeira, recomendando uma dose de reforço de três anos somente se o risco de infecção persiste.

Existe um tratamento eficaz para as pessoas infectadas?

Infelizmente não existe tratamento medicamentoso específico contra a raiva, uma vez iniciada a doença ou de vacinação ou o uso de imunoglobulina específica parar o curso da doença, as medidas só são baseados na terapia intensiva de suporte respiratório e cardíaco ao paciente.

Vampirismo e raiva

Vários autores têm observado a grande semelhança entre alguns sintomas de pacientes infectados com o vírus da raiva com as descrições clássicas das pessoas afectadas por vampirismo, também existem em ambos os iniciar uma comum para o início dos sintomas: a mordida de um morcego.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Luana Freitas
Infectologista
São Paulo
Depende da localização da mordida. De maneira geral, se o animal é observável, fazemos profilaxia com vacina apenas se o local for de alto risco - extremidades, face, mucosa.

Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
O uso do soro e da vacina antirrábica em crianças, assim como em adultos, é amplamente considerado seguro e eficaz. A raiva é uma doença grave e fatal, e o tratamento profilático com soro e vacina…

Dr. Flavio Bugiga
Infectologista
Ribeirão Preto
Olá. Se o animal puder ser observado e não tem sinais clínicos de estar doente, pode ser realizada a observação por 10 dias. Se o animal permanecer saudável, encerra o caso. Se nesse período…

Dr. Flavio Bugiga
Infectologista
Ribeirão Preto
Olá. Como o animal está saudável e pode ser observado, somente observar o animal por 10 dias. Se ficar tudo bem, pode encerrar o caso. Se o animal desaparecer, ficar doente ou morrer nesse período,…

Dr. Flavio Bugiga
Infectologista
Ribeirão Preto
Olá. Nesse caso deve observar o animal por 10 dias. Caso não seja possível observar ou se nesse período o animal desaparecer, morrer ou adoecer, deve-se iniciar a profilaxia para raiva. Independente…

 Luana Freitas
Infectologista
São Paulo
A infecção humana com o vírus da raiva pela saliva de animais infectados se dá através de uma porta de entrada, não costuma ocorrer através de pele íntegra.

Dra. Graziele Guimarães
Enfermeiro
Salvador
A raiva é uma doença viral grave que é transmitida principalmente através da mordida de um animal infectado, geralmente um cão ou gato. A transmissão ocorre quando o vírus presente na saliva…

O modo de transmissão ocorre pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas. Nesse caso,…

 Luana Freitas
Infectologista
São Paulo
Olá! Recomenda-se observar o animal por 10 dias. Como a mordida foi na mão, que tem maior risco, o ideal é iniciar o esquema vacinal e suspender as doses faltantes caso após os 10 dias o animal…