O que é?

A periodontite é a inflamação e infecção dos ossos e ligamentos que dão suporte aos dentes. A perda desse suporte de periodonto, como é chamado, pode levar à queda dos dentes em adultos e especialmente em pessoas idosas.

Qual é a causa?

Na grande maioria dos casos, a má higiene da boca é o fator que desencadeia a periodontite. Essa doença se desenvolve quando há uma infecção da gengiva (gengivite) que não é tratada de maneira adequada. A infecção da gengiva normalmente se origina do acúmulo de placas bacterianas e tártaro na base dos dentes. Isso leva à inflamação que termina destruindo os tecidos e os ossos que cercam os dentes. Também são apontados como causadores da periodontite o hábito de fumar, cáries, a baixa produção de saliva, o consumo de alguns medicamentos e exposição a metais como o chumbo e o bismuto.

Quais os sintomas?

Mudança de posição dos dentes, sangramento gengival, alteração do paladar, aumento da sensibilidade dos dentes, dores e desconforto na região da gengiva, alteração na coloração dos dentes (ficam mais escuros), inchaço, vermelhidão e mau hálito são os sintomas mais comuns. Em alguns casos, os dentes da frente podem se projetar para fora e apresentar acúmulo de pus.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame na região é suficiente para que o diagnóstico seja feito. Quanto mais cedo for descoberta a condição, maiores são as possibilidades de sucesso no tratamento. É possível ainda a utilização de exames de raios-x para verificar a perda do osso de suporte.

Qual o tratamento?

Os primeiros episódios de gengivite podem ser controlados apenas com a escovação adequada dos dentes. Porém, quando esse quadro não é contido no início, faz-se necessária uma raspagem dos dentes para a retirada do tártaro e da placa bacteriana. Em determinados casos é recomendado o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Se esses recursos não forem suficientes para colocar fim ao processo de infecção, resta como opção a cirurgia periodontal.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Juliana Labrujo
Dentista
Rio de Janeiro
O ideal é na hora exata, coloque um despertador para lhe informar a hora exata, porém, sendo uma unica vez, não afetará seu tratamento.

Olha , na maioria absoluta dos casos não é para sair, a não ser que vc tenha dentes que não esteja presos no osso e estejam com muita mobilidade , aí sim pode sai e indicativo de extração, mas…

Olá! Como se trata de um processo infeccioso, ou seja, causado por bactérias, essa condição pode sim alterar valores no hemograma e precisa ser tratada o quanto antes.

Sabão azul???
Sugiro agendar uma avaliação para que possamos detectar o problema é sanar de forma adequada, não é recomendado passar nenhum tipo de sabão nos dentes, para isso existem…

A raspagem periodontal tem o objetivo de remover placa e cálculo de seu dente, sendo "acima" ou "abaixo" da linha da gengiva. Se seu dente já está com mobilidade, é sinal…

Em torno de 10 a 15 dias , dependendo de como está sua gengiva. Qualquer dúvida estou a inteira disposição estou a inteira disposição .

Olá! Tudo dependerá do grau de perda óssea que você apresenta, pois em algumas situações, os dentes perdem mais de 70% da inserção e precisam ser extraídos. Procure um periodontista (dentista…

O uso de determinados medicamentos, como esses que voce relata, causam xerostomia, ou seja, diminuição do fluxo salivar. Os efeitos colaterais dos medicamentos na cavidade bucal são um dos mais…

Dra. Débora Caldeira
Dentista
Belo Horizonte
Olá! O primeiro passo é fazer uma avaliação criteriosa dente a dente. Dependendo da gravidade da perda óssea, infelizmente é perigoso manter o dente em boca. Você precisará de uma raspagem bem…

Olá, após uma raspagem subgengival, há sangramento durante e após o procedimento pois foram removidos cálculos (tártaros) dentro da gengiva onde há vasos sanguíneos, onde estes estarão edemaciamos…