Olá! Quando o patologista coloca no laudo que sugere o exame de imuno-histoquímica, ele precisa de mais informações para dar um diagnóstico mais certeiro. Alguns tumores precisam desse exame…
É quando o tumor volta. Pode ser no mesmo local (recidiva local), em linfonodos próximos (recidiva regional) ou em outros órgãos (recidiva à distância).
Geralmente este termo é usado quando o paciente faz um tratamento para câncer, quimioterapia ou radioterapia, e faz uma nova biópsia para avaliar a resposta ao tratamento. Neoplasia residual…
Olá. Exatamente o que diz: residual- ficou tumor em área ressecada. Não é metástase - a metástase representa tumor em um sítio distinto do inicial. Pode ser em linfonodos, em outro órgão (exemplo:um…
Normalmente o exame imunohistoquimico é solicitado para confirmar um diagnóstico histológico ( material de biópsia ou peça operatória) e ou tentar identificar o tecido de origem do tumor maligno…
Corresponde a achados que podem corresponder tanto a uma inflamação no local onde antes havia tumor ou tumor residual. Um exame isolado não confirma nada e você deve conversar com seu oncologista…
É o tratamento realizado antes de um tratamento definitivo, a fim de aumentar as chances de cura. Por exemplo, a quimo ou a quimiorradioterapia antes de ser realizada a cirurgia.
A disposição
Algumas vezes um exame imagem visto isoladamente como tomografia ou ressonância pode deixar em dúvida de se o que é observado é uma sequela do tratamento (área de cicatriz ou inflamação) ou se…
Neoplasia epitelial glandular é um termo muito genérico que descreve provavelmente algumas dezenas de tumores.
Caso se trate da descrição de tumor residual, é provável que o patologista…