O que é molusco contagioso?

O molusco contagioso é uma doença que só os seres humanostem, com características de benignidade causada por um vírus. Não tem nada a fazer, apesar de seu nome, moluscos e contagioso  -adjetivo latino-referindo-se a sua natureza infecciosa.

É uma doença comum?

É uma doença bastante comum no mundo inteiro e às vezes ocorrem em epidemias em escolas ou creches. Desde o início da AIDS estão sendo vistos casos mais graves em nossas consultas.

Como a doença é?

Ocorre pelo contato direto com pessoas infectadas ou objetos contaminados e geralmente afeta a população em idade escolar, resultando em epidemias reais em determinadas situações.

Em adultos, tem sido relatado sua propagação através do sexo. Nestas situações, os locais das lesões de pele são os órgãos genitais.

Que tipos de lesões podem aparecer na pele?

Dermatológicas - é a pápula, ou seja, uma lesão que é distinguida pelo toque.

Quais são os sintomas da doença?

A doença é caracterizada por um longo período de incubação de cerca de seis semanas, durante o qual o paciente não tem conhecimento de ter sido infectado pelo vírus de molusco contagioso.

A partir desse momento, em áreas de inoculação, ou seja, nas áreas onde o vírus  entrou em contato a pele, a pápula é, geralmente translúcida, no qual há um centro deprimido com um furo central, através do qual, por vezes, pode aparecer de material esquisito.

Geralmente, o paciente consulta o seu médico, porque, de repente,  durante o banho ou ao lavar em certas áreas do corpo observou uma lesão da pele. Essas lesões são feias e, geralmente, não doem ou coçam geralmente e saem líquidos ou no exterior.

A infecção geralmente não é acompanhada de sintomas como febre ou podem ser manifestações de sistemas respiratório ou outros  órgãos do nosso corpo, bem como os sintomas se limitam ao aparecimento de algumas lesões da pele que não existia.

Qual é o prognóstico?

A doença geralmente tem um prognóstico muito bom, com cura espontânea das lesões, ou seja, é uma doença auto-limitada. Em geral, as bolhas costumam desaparecer durante um período de seis meses, embora haja casos em que sua evolução se estende a vários anos.

Em casos raros a doença não pode se curar espontaneamente e se manifesta com grande intensidade, lesões extensas apareceram em grandes áreas da pele.

Que período durante o qual a doença é contagiosa?

As lesões cutâneas são uma fonte de infecção durante sua evolução, de modo que o contato com outras áreas pode produzir a disseminação ou transmissão da doença.

Existe algum grupo de pessoas onde aparece, na maioria das vezes, esta doença?

Nos últimos anos tem havido lesões causadas pelo molusco contagioso com infecção maiores e mais numerosas em pacientes infectados com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Nestes pacientes geralmente ocorrem com maior intensidade e ocorrem em estágios avançados de infecção pelo HIV quando o sistema imunológico é o mais afetado.

Como é o diagnóstico definitivo da doença?

Até à data tem sido crescente o vírus em laboratório, de modo que, nos casos duvidosos, o diagnóstico é feito por biópsia e exame da amostra por microscopia eletrônica. Embora esta seja a confirmação do diagnóstico, geralmente o diagnóstico é geralmente feito na clínica de cuidados primários, através de exame visual simples da lesão de pele.

Qual é o tratamento mais eficaz para a cura?

A evolução é para a recuperação espontânea, uma vez que é uma doença auto-limitada, apenas nos casos em que ainda há mais de 4-6 meses é necessário considerar uma opção terapêutica.

Infelizmente não temos nenhum medicamento eficaz para erradicar a infecção, devemos lembrar que esta é uma doença causada por um vírus, de modo que a terapia com antibióticos não é eficaz.

O tratamento é baseado em crioterapia (nitrogênio líquido), método terapêutico envolve a aplicação de frio para as lesões de pele. Além disso, é também eficaz a intervenção cirúrgica para os problemas produzidos pelo patógeno.

Há alguma medida preventiva que pode ser feito?

O melhor conselho que você pode dar aos pacientes com esta condição é ser paciente. A doença vai desaparecer, de modo que, em princípio, não devemos dar muita importância, recomenda-se lavar as mãos após  tocar as lesões causadas por molusco contagioso, para impedir a propagação para outras áreas ou se espalhar para outros pessoas. É aconselhável a utilização de toalhas diferentes para secar a área infectada e não arranhar ou erodir-lo, para evitar a sua propagação.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Existem tratamentos. Consulte com medico dermatologista.

Olá, existem algumas opções de tratamento para molusco e a escolha dependerá de alguns fatores como a localização e quantidade das lesões. Geralmente dou preferência a procedimento realizado…

Olá! A aplicação de cremes anestésicos seguidos de curetagem (raspagem) cuidadosa das lesões pelo dermatologista é um tratamento bem efetivo e, na grande maioria das vezes, bem tolerável pela…

Exatamente, não traumatize a lesão pois é contagiosa, procure um dermatologista para realizar o tratamento.

O molusco contagioso é uma infecção viral muito comum na infância.
Não é tão comum em adultos e geralmente é transmitido através do contato direto com as lesões de pele.
O mais correto…

O tratamento do molusco contagioso deve ser com curetagem ou crioterapia. Deve-se remover todas as lesões, pois elas são recorrentes e se espalham com facilidade.