Mioma, também conhecido por fibroma uterino ou leiomioma, é um tumor benigno (não cancerígeno) que se desenvolve no útero, um órgão reprodutivo feminino.
O mioma é uma condição bastante comum. Aproximadamente 20% das mulheres em idade fértil desenvolvem um ou mais miomas. Esse índice chega a 50% entre as mulheres com 50 anos. É mais comum em negras que em mulheres brancas.
São classificados de acordo com sua posição no útero.
- Mioma intramural: aparece na parede muscular do útero.
- Mioma submucosal: surge embaixo da superfície mucosa do útero.
- Mioma subserosal: aparece embaixo do revestimento externo do útero.
- Mioma pedunculado: ocorre na parte externa do útero ou dentro da cavidade uterina.
Qual é a causa?
Não se conhece a causa do desenvolvimento dos miomas. Acredita-se que seu surgimento esteja relacionado à produção do estrógeno. Sua incidência diminui após a menopausa.
São apontados como fatores de risco o uso de anticoncepcionais feito de maneira precoce (meninas de 16 anos), consumo de bebidas alcoólicas, hipertensão, menstruação precoce e hereditariedade.
Quais os sintomas?
Muitos miomas são assintomáticos. Outros apresentam:
- Sangramento entre as menstruações- Fluxo menstrual intenso
- Ciclos menstruais mais longos que o normal.
- Necessidade de urinar com mais frequência- Cólica ou dor no período menstrual
- Sensação de inchaço na parte inferior do abdome- Dor durante a relação sexual
- Infertilidade
Como fazer o diagnóstico?
O exame pélvico pode detectar a formação do mioma. Porém, há necessidade de um exame de imagem (ultrassom) para confirmar o diagnóstico e conhecer o tamanho exato do mioma.
Qual o tratamento?
A melhor opção de tratamento vai depender de fatores como idade, tamanho e tipo do mioma e do desejo ou não de a mulher ter filhos.
Na maioria dos casos, os miomas só precisam ser acompanhados por exames regulares. Eventualmente medicamentos podem ser indicados para evitar o desconforto no período menstrual. Pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos, suplementos de ferro, anti-infamatórios e injeções de hormônio podem ajudar no controle.
No entanto, quando o crescimento do mioma é muito rápido e os sintomas intensos, a cirurgia se torna uma opção.
Reforçando a colocação dos colegas quando o paciente possui qualquer tipo de dúvida em relação ao tratamento proposto deve sempre procurar seu médico e discutir com ele suas dúvidas. A relação…
Existe um medicamento que pode ser utilizado pra reduzir o volume de um mioma, que é o acetato de goserelina (zoladex). É importante saber a localização deste mioma , sua idade, a paridade e…
Miomas subserosos isolados não costumam originar sangramento, pois se encontram na camada mais externa do útero. O uso de anticoagulantes pode estimular o sangramento vaginal. Talvez, antes de…
Bem, quando estamos diante de uma paciente com diagnóstico de mioma uterino precisamos levar em conta vários fatores clínicos e da anamnese (história da paciente).
Não há comprovação científica de que o álcool aumente o tamanho nem o número dos miomas.
Isso pode ocorrer espontaneamente através dos anos, pela existência de hormônios endógenos no…
Sinceramente acho que vc deve fazer uma investigação completa para Endometriose. Seus sintomas batem muito com pacientes portadoras desta doença e o fato de seu útero ser retroversofletido pode…
Sinceramente, seu caso é muito complexo e deliciado para seu tratado aqui. Creio que agora é o momento da confiança no profissional que lhe acompanha. Somente vcs dois, JUNTOS, podem tomar decisões…
Na menopausa a tendência do mioma é diminuir ou até mesmo deixar de ser visto na ultrassonografia transvaginal. Isto porque devido a diminuição do nível de estrogêno…
Miomas deste tamanho normalmente são assintomáticos, mesmo os submucosos. O que podem causar são sangramentos de maior ou menor monta. O tratamento pode ser via histeroscopia.