Mioma, também conhecido por fibroma uterino ou leiomioma, é um tumor benigno (não cancerígeno) que se desenvolve no útero, um órgão reprodutivo feminino.
O mioma é uma condição bastante comum. Aproximadamente 20% das mulheres em idade fértil desenvolvem um ou mais miomas. Esse índice chega a 50% entre as mulheres com 50 anos. É mais comum em negras que em mulheres brancas.
São classificados de acordo com sua posição no útero.
- Mioma intramural: aparece na parede muscular do útero.
- Mioma submucosal: surge embaixo da superfície mucosa do útero.
- Mioma subserosal: aparece embaixo do revestimento externo do útero.
- Mioma pedunculado: ocorre na parte externa do útero ou dentro da cavidade uterina.
Qual é a causa?
Não se conhece a causa do desenvolvimento dos miomas. Acredita-se que seu surgimento esteja relacionado à produção do estrógeno. Sua incidência diminui após a menopausa.
São apontados como fatores de risco o uso de anticoncepcionais feito de maneira precoce (meninas de 16 anos), consumo de bebidas alcoólicas, hipertensão, menstruação precoce e hereditariedade.
Quais os sintomas?
Muitos miomas são assintomáticos. Outros apresentam:
- Sangramento entre as menstruações- Fluxo menstrual intenso
- Ciclos menstruais mais longos que o normal.
- Necessidade de urinar com mais frequência- Cólica ou dor no período menstrual
- Sensação de inchaço na parte inferior do abdome- Dor durante a relação sexual
- Infertilidade
Como fazer o diagnóstico?
O exame pélvico pode detectar a formação do mioma. Porém, há necessidade de um exame de imagem (ultrassom) para confirmar o diagnóstico e conhecer o tamanho exato do mioma.
Qual o tratamento?
A melhor opção de tratamento vai depender de fatores como idade, tamanho e tipo do mioma e do desejo ou não de a mulher ter filhos.
Na maioria dos casos, os miomas só precisam ser acompanhados por exames regulares. Eventualmente medicamentos podem ser indicados para evitar o desconforto no período menstrual. Pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos, suplementos de ferro, anti-infamatórios e injeções de hormônio podem ajudar no controle.
No entanto, quando o crescimento do mioma é muito rápido e os sintomas intensos, a cirurgia se torna uma opção.
Um mioma de 5cm não necessariamente é um problema para gestação. Depende de alguns fatores, principalmente sua localização. Um mioma subseroso (o mais externo no útero) possivelmente não interfere…
Existem diversas modalidades de tratamento para miomas, que devem ser individualizados para cada caso. Existem classes diferentes de medicações que podem ser utilizadas para controle de sangramento,…
Eco endometrial de 6mm é perfeitamente normal a depender da fase do ciclo menstrual em uma mulher em idade reprodutiva.
Um mioma de 2,0cm e aparentemente intramural pela sua descrição,…
Sendo uma lesão única por mais que de tamanho moderado, uma miomectomia poderia ser realizada com grandes chances de sucesso tanto por via aberta quanto por laparoscopia, caso haja real indicação.…
Miomas por definição são lesões benignas, porém em exames de imagem eventualmente o diagnostico diferencial com sarcomas (maligno) pode ser difícil. Para melhor avaliação normalmente utiliza-se…
Deve realizar exames pré-operatórios laboratoriais básicos e adequados para cada paciente de acordo com idade e algum problema de saúde. Em relação aos exames de imagem a ultrassonografia transvaginal…
Olá, o tamanho não é a única coisa que avaliamos no mioma, temos que verificar os sintomas que ele pode trazer. Os principais sintomas seriam dor, sangramento, aumento do volume abdominal, dificultade…
Olá. O leiomioma uterino é uma patologia benigna muito frequente na mulher. Estima-se que até 60% das mulheres possam ter. Apenas 20% das mulheres que tem mioma vão precisar de tratamento,…
Sim, há alternativas. A melhor delas seria a retirada do mioma, chamada miomectomia. É perfeitamente factível no caso de sua esposa e a chance de perder o útero na cirurgia é mínima, muito, mas…