O que é?

Mioma, também conhecido por fibroma uterino ou leiomioma, é um tumor benigno (não cancerígeno) que se desenvolve no útero, um órgão reprodutivo feminino. O mioma é uma condição bastante comum. Aproximadamente 20% das mulheres em idade fértil desenvolvem um ou mais miomas. Esse índice chega a 50% entre as mulheres com 50 anos. É mais comum em negras que em mulheres brancas. São classificados de acordo com sua posição no útero. - Mioma intramural: aparece na parede muscular do útero. - Mioma submucosal: surge embaixo da superfície mucosa do útero. - Mioma subserosal: aparece embaixo do revestimento externo do útero. - Mioma pedunculado: ocorre na parte externa do útero ou dentro da cavidade uterina.

Qual é a causa?

Não se conhece a causa do desenvolvimento dos miomas. Acredita-se que seu surgimento esteja relacionado à produção do estrógeno. Sua incidência diminui após a menopausa. São apontados como fatores de risco o uso de anticoncepcionais feito de maneira precoce (meninas de 16 anos), consumo de bebidas alcoólicas, hipertensão, menstruação precoce e hereditariedade.

Quais os sintomas?

Muitos miomas são assintomáticos. Outros apresentam: - Sangramento entre as menstruações- Fluxo menstrual intenso - Ciclos menstruais mais longos que o normal. - Necessidade de urinar com mais frequência- Cólica ou dor no período menstrual - Sensação de inchaço na parte inferior do abdome- Dor durante a relação sexual - Infertilidade

Como fazer o diagnóstico?

O exame pélvico pode detectar a formação do mioma. Porém, há necessidade de um exame de imagem (ultrassom) para confirmar o diagnóstico e conhecer o tamanho exato do mioma.

Qual o tratamento?

A melhor opção de tratamento vai depender de fatores como idade, tamanho e tipo do mioma e do desejo ou não de a mulher ter filhos. Na maioria dos casos, os miomas só precisam ser acompanhados por exames regulares. Eventualmente medicamentos podem ser indicados para evitar o desconforto no período menstrual. Pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos, suplementos de ferro, anti-infamatórios e injeções de hormônio podem ajudar no controle. No entanto, quando o crescimento do mioma é muito rápido e os sintomas intensos, a cirurgia se torna uma opção.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

No seu caso, o mais correto seria o controle da hemorragia com metodo hormonal até a retirada do útero. O controle pode ser com pilulas orais. O mais correto para o fim da hemorragia seria a…

Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo e presente em 40 a 80%das mulheres. Apenas 20%das mulheres apresentam algum sintoma e necessitam de tratamento,…

Olá! Não. O mioma é um tumor benigno do útero e é classificado em três tipos: intramural, submucoso e subseroso. Dependendo das queixas da paciente( dor, sangramento, entre outros) o tratamento…

Mioma é um tumor benigno de útero com chance próxima a 0% de se tornar maligno. Cistos ovarianos menores do que 5 cm não tem indicação formal de cirurgia. A princípio, somente com estas informações,…

Um mioma subseroso mesmo que volumoso, pode não dar muitos sintomas ou queixas, porém a miomectomia ( retirada cirúrgica do mioma ) pode ser realizada por via laparoscópica ou via…

Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo, presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de…

Qual é o tamanho desses miomas, se forem pequenos é possível na histeroscopia não ser visualizado, e também dependendo da profundidade (manta interna - distancia do mioma ate a parede do útero)…

Nâo há necessidade de tomar duas ampolas ao dia, mas o mais importante é parar o sangramento do mioma, conjuntamente com o tratamento da anemia.
Importante também é que você…

Maioria dos miomas, principalmente os subserosos, não são casos cirúrgicos, porém sempre deve ser realizada uma avaliação individualizada para decisão da conduta adequada. Mesmo quando existem…

Primeiramente é importante diagnosticar se esses miomas são realmente os causadores de suas dores, pois miomas subserosos não apresentam sintomatologia de uma maneira m geral.Em 30%…