Mioma, também conhecido por fibroma uterino ou leiomioma, é um tumor benigno (não cancerígeno) que se desenvolve no útero, um órgão reprodutivo feminino.
O mioma é uma condição bastante comum. Aproximadamente 20% das mulheres em idade fértil desenvolvem um ou mais miomas. Esse índice chega a 50% entre as mulheres com 50 anos. É mais comum em negras que em mulheres brancas.
São classificados de acordo com sua posição no útero.
- Mioma intramural: aparece na parede muscular do útero.
- Mioma submucosal: surge embaixo da superfície mucosa do útero.
- Mioma subserosal: aparece embaixo do revestimento externo do útero.
- Mioma pedunculado: ocorre na parte externa do útero ou dentro da cavidade uterina.
Qual é a causa?
Não se conhece a causa do desenvolvimento dos miomas. Acredita-se que seu surgimento esteja relacionado à produção do estrógeno. Sua incidência diminui após a menopausa.
São apontados como fatores de risco o uso de anticoncepcionais feito de maneira precoce (meninas de 16 anos), consumo de bebidas alcoólicas, hipertensão, menstruação precoce e hereditariedade.
Quais os sintomas?
Muitos miomas são assintomáticos. Outros apresentam:
- Sangramento entre as menstruações- Fluxo menstrual intenso
- Ciclos menstruais mais longos que o normal.
- Necessidade de urinar com mais frequência- Cólica ou dor no período menstrual
- Sensação de inchaço na parte inferior do abdome- Dor durante a relação sexual
- Infertilidade
Como fazer o diagnóstico?
O exame pélvico pode detectar a formação do mioma. Porém, há necessidade de um exame de imagem (ultrassom) para confirmar o diagnóstico e conhecer o tamanho exato do mioma.
Qual o tratamento?
A melhor opção de tratamento vai depender de fatores como idade, tamanho e tipo do mioma e do desejo ou não de a mulher ter filhos.
Na maioria dos casos, os miomas só precisam ser acompanhados por exames regulares. Eventualmente medicamentos podem ser indicados para evitar o desconforto no período menstrual. Pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos, suplementos de ferro, anti-infamatórios e injeções de hormônio podem ajudar no controle.
No entanto, quando o crescimento do mioma é muito rápido e os sintomas intensos, a cirurgia se torna uma opção.
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres apresentam algum sintoma e necessitam de algum tratamento,…
Olá. O valor do estradiol varia conforme a fase do ciclo menstrual. Esse valor, então, pode ser normal. Fique tranquila.
O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito…
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero, com risco de malignidade muito baixo, presente em até 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam sintomas como sangramento…
O DIU de Mirena pode ser uma ótima opção para tratamento de miomas, porém é importante individualizar os casos, pois quando existe um mioma que se relacione com a cavidade uterina (submucoso)…
Você pode realizar a miomectomia com retirada dos miomas sem comprometer sua fertilidade , apenas procure um cirurgião experimente que realize a cirugia dessa forma visando preservar seu órgão.…
Olá. A menstruação normal deve ter intervalo entre 26 e 36 dias, duração entre 3 e 7 dias, volume de 80 g.
Qualquer menstruação fora desses parâmetros é anormal.
O mioma é um tumor…
O mioma quando é de tamanho grande ou de localização de pouca vascularização sofre o que chamamos de degeneração que pode ser rubra (ou sanguínea), hialina, calcificado e etc. Esse mioma que…
Boa noite! Que bom que aparentemente está sem sintomas. Mas isso não significa que você não precise fazer um bom acompanhamento. Seu mioma tem 7,7 cm, ou seja, é do tamanho de uma tangerina!…
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito pequeno e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com mioma apresentam sintomas e necessitam de algum…
O maior risco é caso tenha sangramento vultuoso, que pode gerar complicações. O mioma é um tumor benigno do útero e deve ser operado quando apresentar sangramento, dor ou aumento do volume abdominal.