O que é pneumonia por micoplasma?
O organismo Micoplasma pneumoniae provoca pneumonia, embora a infecção com o organismo não implica necessariamente o surgimento da doença.
O que causa a infecção por Micoplasma pneumoniae?
Qualquer pessoa que entra em contato com secreções respiratórias (por exemplo, muco ou gotículas expelidas pela tosse) de um outro indivíduo infectado está em risco de micoplasma. No entanto, o contato íntimo é necessário para produzir a transmissão, de forma que a bactéria ocorre mais freqüentemente entre os membros de uma família, nas escolas e outras instituições. Não faz sentido isolar um paciente infectado, como algumas pessoas portadoras da doença sem este transtorno.
Infecções por micoplasma são mais comuns na faixa etária entre 5 e 20 anos, embora a doença é mais grave em adultos de meia idade e idosos. A cada 3 ou 5 anos é uma epidemia.
Quais são os sintomas da infecção por Mycoplasma pneumoniae?
Depois de duas ou três semanas após a infecção os seguintes sintomas:
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Garganta inflamada
- Tosse seca que pode durar várias semanas
- Ligeiro aumento na temperatura, embora deva ser notado que, por vezes, a infecção causa febre alta por micoplasma.
Em 10% dos casos desenvolve pneumonia.
O que deve o paciente fazer?
O paciente deve consultar o seu médico se algum dos sintomas relatados, especialmente se a febre durar mais de um par de dias. Analgésicos podem reduzir os sintomas de febre. Qualquer paciente que se refere a fadiga devem ser tratados na sala de emergência.
Como o médico faz o diagnóstico?
O médico irá ouvir seus pulmões com um estetoscópio (infecções produzem sons anormais). No entanto, essa exploração pode ser perfeitamente normal, embora haja pneumonia.
A radiografia de tórax geralmente confirma o diagnóstico de pneumonia por micoplasma. O médico pode também requisitar um exame de sangue para detecção de anticorpos contra o micoplasma. Também é possível o escarro para procurar vestígios de DNA de micoplasmas, mas isso geralmente não é necessário.
Qual é o prognóstico?
A infecção geralmente desaparece dentro de uma semana, salvo se produzir pneumonia, caso em que continuará por várias semanas. Se o paciente tem outras doenças, a infecção é menos perigosa do que outras pneumonias e, raramente, levar a complicações maiores.
Como é tratada a infecção por micoplasma?
Somente se a infecção provoca pneumonia, é dado antibióticos. Em todos os outros casos, desaparece por si só dentro de uma semana.