O que é lombalgia?
Dor lombar lombalgia é definida como uma dor mais ou menos forte na região inferior das costas. Pode ser aguda (início súbito e grave) ou crônica se durar mais de três meses. Dor lombar geralmente ocorre em pessoas mais jovens, cujo trabalho requer esforço físico, mas não é incomum em pessoas mais velhas como aposentados.
Quais são as causas da dor lombar?
Na maioria dos casos é possível definir a causa exata da dor nas costas. Em 25% dos casos, no entanto, pode identificar a causa responsável. Muitas vezes, estes pacientes sofrem de uma hérnia de disco, ou osteoporose (diminuição da calcificação óssea), ou uma espinha curvada de forma anormal (escoliose), e em raras ocasiões, uma lesão óssea causada por um tumor ou infecção.
Quais são os sintomas de lombalgia?
- Dor na região lombar, às vezes com irradiação para as nádegas, a parte traseira das coxas e virilha. A dor piora com o movimento.
- Mobilidade reduzida da coluna vertebral, especialmente quando inclinada para frente ou para trás.
- Contrações dos músculos ao redor da coluna vertebral, causando rigidez.
- Quando há dor e contratura, a volta pode ser inclinada para um lado, causando uma mudança de postura.
- A dor às vezes é acompanhada por um formigamento ou dormência na região lombar, nádegas e pernas.
Quais são os sinais?
Se de repente você perceber que perdeu o controle da bexiga ou do intestino (começa a urinar e defecar involuntariamente), ou uma perda de sensibilidade ocorrer total ou parcialmente na parte inferior das costas ou nas pernas, você deve contactar o seu médico imediatamente ou vá para a sala de emergência.
Se você sofre de dor nas costas e começa a notar uma perda de força ou massa muscular em uma ou ambas as pernas, você deve contactar o seu médico.
Nestes casos anteriores, isso é devido à dor nas costas com uma manifestação de um quadro mais complexo, como uma hérnia de disco lombar, que também produzem a dor lombar pode causar dor ciática.
O que você pode fazer em casa para aliviar a dor?
Em casos de lombalgia aguda
- AINEs e relaxantes musculares são eficazes. Analgésicos podem ajudar a aliviar a dor. Lembre-se de consultar o seu médico se você tem ou teve dor no estômago antes de iniciar o tratamento com anti-inflamatórios.
- Manter-se ativo é benéfico. Continuar a sua atividade diária, tanto quanto a dor permite.
- Calor local com uma almofada de aquecimento. Nadar em uma piscina aquecida.
- Descansar e dormir em uma superfície firme e plana, se possível.
- Evite levantar peso e sentar em cadeiras baixas.
- É importante notar que dor nas costas é raramente causada por uma doença grave e dor geralmente desaparecem dentro de alguns dias.
Em casos de dor lombar crônica
Se você tem dor nas costas por um período prolongado, consultar o seu médico. Raramente uma radiografia (raios-x) fornece informações adicionais sobre a causa, mas deve ser feito se houver qualquer suspeita pelo médico para descartar processos mais graves que são responsáveis ??pelo quadro. Visitar um fisioterapeuta ou quiroprático para manipulação da coluna vertebral pode ser benéfico, resultando em alívio da dor. Mas esse alívio não é sempre durável. Lembre-se de ir para os profissionais, fugindo da auto massagem que pode levar a um agravamento das lesões.
Higiene postural, bem como exercícios de fortalecimento dos músculos abdominais e nas costas pode ser muito benéfico para o alívio da dor e prevenção.
Não há evidências de que esses tratamentos são eficazes: uso de antidepressivos, a tração, as injeções de faceta articular e biofeedback (feedback) e EMG (eletromiografia).
Como o médico dá um diagnóstico?
Na maioria dos casos, o médico chega a um diagnóstico a partir das informações fornecidas pelo paciente. Quiropráticos costumam fazer uma exploração detalhada observando os movimentos das articulações da coluna, quadris e pélvis, fazendo testes musculares e articulares e verificam se existe um nervo comprimido na coluna vertebral.
Normalmente você não precisa de raios X ou exames de sangue para descartar causas mais graves de dor nas costas.
Como é a dor lombar?
Aguda Lumbago
- É benéfico para o adiministración de AINEs e permanecer ativo.
- O manejo da dor é possivelmente benéfico e manipulação da coluna vertebral.
- Com vantagens e desvantagens: tomar relaxantes musculares.
- Ninguém sabe a eficácia de colchicina, injeções esteróides epidural, injeções em articulações, higiene postural, feedback de EMG, exercícios de volta, o uso de lumbostato (faixa), as sessões de fisioterapia, TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea).
- Possivelmente prejudiciais Resultam em repouso no leito e tração.
Dor lombar crônica
- Exercícios são benéficos para fortalecer os músculos das costas e higiene postural.
- São possivelmente benéficos: analgésicos, antiinflamatórios, injeções em ligamentos e pontos de gatilho, manipulação da coluna vertebral.
- São de eficácia desconhecida a colchicina, antidepressivos, relaxantes musculares, injeções esteróides epidural, acupuntura, TENS, fisioterapia, o uso de lumbostato, permanecer ativo.
- Provavelmente não são benéficos repouso no leito, EMG feedback.
- Injeções são potencialmente prejudiciais para a junção da faceta e tração.
Evolução da lombalgia
A evolução é boa, desde que a pessoa mantenha-se ativo e receba tratamento adequado no início do quadro.
Mostra-se que a parte traseira mais fraca da musculatura abdominal e inferior aumenta o risco de dor lombar, por isso é recomendado o exercício moderado destinado a fortalecer o músculo.