O transtorno da identidade sexual ou de gênero é uma questão de ordem médica e psicológica que ocorre quando um indivíduo de um determinado gênero biológico (homem ou mulher) se identifica mais com pessoas do sexo oposto. Isso não tem relação com sua orientação sexual e lhe causa enorme desconforto.
Os mais comuns transtornos da identidade sexual são:
- Transexualismo: o indivíduo tem o desejo de viver e ser aceito como uma pessoa do sexo oposto.
- Travestismo bivalente: Para satisfazer o desejo de viver como um indivíduo do sexo oposto, a pessoa faz uma experiência temporária nesse sentido através das vestimentas. Todavia, vestir-se como um indivíduo do sexo oposto não lhe traz qualquer prazer sexual.
- Transtorno da identidade sexual na infância: manifesta-se antes da puberdade. É caracterizado por um extremo sofrimento da criança em relação ao sexo a que ela pertence e a vontade de ser do outro sexo.
Qual é a causa?
Não há uma definição clara sobre as causas desse transtorno sexual. Há hipótese de que seria provocado por fatores biológicos, mas normalmente prevalece a tese de que a predominância dos transtornos de identidade sexual se dá por questões psicológicas.
Quais os sintomas?
Em adolescentes e adultos, o sintoma claro é o desejo expresso de se ver livre das características de seu sexo e passar a assumir as do outro sexo até mesmo com a utilização de hormônios, por exemplo.
No caso de crianças, são listados uma série de outros comportamentos:
- insiste em dizer que é do sexo oposto
- preferência por utilizar roupas do sexo oposto
- nas encenações de faz de conta assume o papel de personagens do sexo oposto
- desejo de participar de brincadeiras se passando por pessoa do sexo oposto
- forte preferência por amizades com pessoa do sexo oposto
Como fazer o diagnóstico?
No caso de adultos e adolescentes, uma entrevista é suficiente para fazer esse diagnóstico. No caso de crianças, é preciso que sejam preenchidos ao menos quatro dos cinco quesitos listados acima.
Qual o tratamento?
A psicoterapia é o tratamento mais recomendado. Em casos extremos, há possibilidade do uso de hormônios ou mesmo da realização de cirurgia para mudança de sexo.
Olá! É compreensível que você esteja passando por um momento difícil e confuso em relação aos seus sentimentos e comportamentos. A busca por conforto através de objetos como fraldas, mamadeiras…
Explorar a sua identidade de gênero é um processo pessoal e íntimo. Pode ser que você se identifique como trans, ou pode ser algum outro tipo de questão relacionada ao seu corpo no momento, mas…
É importante lembrar que o uso de lingerie feminina por homens é mais comum do que se imagina, embora possa não ser amplamente discutido. O seu interesse e prazer…
Sim, absolutamente! Ser pansexual e identificar-se como gênero queer são aspectos diferentes da sua identidade e não são mutuamente exclusivos. Pansexualidade refere-se à capacidade de se atrair…
Olá! Possivelmente isso tem a ver com as fantasias dele, o que não significa necessariamente que seja algo que ele precise realizar. Talvez seja importante buscares uma ajuda para entender como…
Olá. Em quais aspectos acredita que irá se arrepender? O quanto que estar com alguém para protegê-la do luto causado pelo fim de um relacionamento também não traz sofrimento para ambas as partes?…
Sim. A exposição ao sexo muito cedo causa muitos problemas para a pessoa.
Inclusive pode levar ao vício e através disto desenvolver disfunções sexuais e emocionais.
Todo e qualquer sentimento é subjetivo, acredito que se você sente- se desta maneira, isso já comprova que há possibilidade. Recomendo que busque acompanhamento psicológico, se isto é algo que…
Presada, durante a adolescência os sentimentos sexuais aumentam e é normal os questionamentos ou preocupações sobre novos sentimentos sexuais. Faz parte do processo de conhecimento e compreensão…
Boa noite
Todos temos a tendência de achar que tudo que foge do que é socialmente e culturalmente aceito sai da normalidade e acabamos muitas vezes sofrendo em função disso. Com a sexualidade…