O que é impetigo?

Impetigo é uma infecção da pele chamada de superficial causada por bactérias, muitas vezes devido a Staphylococcus aureus (estafilococos aureus), e mais raramente para estreptococos do grupo A (Streptococcus), ou uma combinação de ambas as bactérias.

Impetigo é altamente contagioso. É autoinoculante (ie, se o paciente toca uma das lesões e, em seguida, coloca a mão em outra parte do seu corpo, pode fazer  uma nova lesão). Freqüentemente observada em crianças em idade pré-escolar e escolar, mas também em adultos imunocomprometidos. Em muitas ocasiões, impetigo é uma complicação de doença de pele anterior.

Impetigo é perigoso?

Não é perigoso, mas é uma doença altamente contagiosa. De acordo com estatísticas até 2% do impetigo se apresenta como uma complicação de uma glomerulonefrite estreptocócica (envolvimento renal).

O que parece impetigo?

A lesão inicial é uma pequena bolha superfície onde rapidamente o claro conteúdo torna-se turvo e cheio de pus. A lesão é rodeado por um halo inflamatório. Este halo dura um curto período de tempo e evolui para uma erosão com crosta aderente da cor do mel. Ao mesmo tempo, desenvolve novas bolhas ao redor da lesão inicial ou em outras partes do corpo. Coçar ajuda a propagação de lesões e formação de crostas.

O local geralmente indica a presença da doença: face, em volta do nariz e da boca, pescoço, couro cabeludo e axilas. No entanto, o impetigo pode ocorrer em qualquer região e suas características clínicas são inúmeras:

Forma estafilocócica:

Muitas vezes tem mais bolhas do que escaras e raramente afeta a face.

Forma estreptocócica:

É mais duro com um halo mais marcante pela inflamação e prevalece na face.

Impetigo é comum em muitas doenças de pele (tais como eczema, sarna e varicela), lesões, etc.

Como é diagnosticado impetigo?

O diagnóstico de impetigo é essencialmente clínico. Testes bacteriológicos podem ser úteis mas não essenciais. Se o fizer, terá lugar a partir do conteúdo de um blister. A identificação do organismo para adaptar o tratamento e acompanhamento posterior.

Como tratar o impetigo?

O tratamento deve ser rapidamente eficaz devido à sua natureza contagiosa. Sem tratamento, impetigo, muitas vezes se repete. Geralmente usados ??simultaneamente tratamentoe locais e generalizados.

Tratamento local:

É essencial para a cura. Consiste na amolecimento das crostas pelo soro de  óxido de zinco, etc.

  • Aplicações locais de anti-séptico: agora anti-sépticos modernos são os preferidos por serem incolor, sua atividade mista contra vários microorganismos e porque mascaram a lesão.
  • Antibióticos locais (mupirocina, ácido fusídico) creme ou pomada.

Também deve-se procurar portas de entrada (feridas) e as regiões colonizadas por microorganismos, bem como fazer uma higiene cuidadosa com uma escova de unhas várias vezes ao dia.

Tratamento geral:

Os antibióticos são usados ??por via oral por 7-10 dias. (Beta-lactâmicos ou macrolídeos).

Quando eu posso levar a criança de volta para a escola?

A criança na idade pré-escolar não deve voltar para a creche até as crostas tenham caído, pois as crianças vão brincar e coçar as crostas e correr o risco de infecção.

Crianças em idade escolar pode voltar para a aula depois de uma semana após o início do tratamento. Lembre-se sempre para não coçar nem tocar. Acima de tudo deve se lembrar de lavar as mãos regularmente e usar sua própria  escova, lenço, pente, ou toalha.

Um bom conselho

  • Mantenha as unhas das crianças curtas e avise para não coçar as crostas, não assoar seu nariz, não roer as unhas ou chupar os dedos.
  • Se seu filho tem eczema procurar aconselhamento e tratamento eficaz.
  • Lavar as mãos depois de tocar as crostas do seu filho.
  • Ensine seus filhos a lavar as mãos regularmente e usar sua própria toalha.
  • Explique a seu filho por que é necessário para manter uma boa higiene e evitar tocar na lesão em especial.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Se for impetigo mesmo, pode usar bacitracina ou mupirocina durante 1 semana.

Não há hemograma característico viral ou bacteriano, mas indícios no exame de um tipo de infecção ou outro. Além disso, o impetigo pode coexistir com uma virose local ou sistêmica que apresenta…

Olá! Pode ter acontecido recontaminação. Nessa faixa etária, a criança costuma mexer na lesão e a infecção pode demorar a se resolver.

Isso vai depender de qual função você exerce, da magnitude do quadro clínico e que tipo de roupas usa. Se puder manter as áreas acometidas cobertas, já estiver em tratamento, mantiver os devidos…

Olá, boa tarde. A mupirocina é uma pomada de antibiótico, e não anti-inflamatória. É usada para tratar infeções de pele causadas por bactérias, como o impetigo. Abraços.

O ideal é procurar o médico que prescreveu o antibiótico para relatar que não houve melhora e permitir que decida por uma nova conduta .

Se as lesões não estão mais produzindo secreção a chance de contágio diminui muito.

Sim, pela secreção bacteriana.