O que é hipotireoidismo?

A glândula tireóide, localizada na parte frontal do pescoço, produz hormônios (hormônios da tireóide) importantes para a regulação do metabolismo do corpo, estimulando o metabolismo celular e, assim, liberar a energia.

Quando a tireóide não consegue produzir o suficiente destes hormônios (tiroxina ou T4 e triiodotironina ou T3) surge uma série de distúrbios em vários sistemas do nosso corpo por uma deficiência do metabolismo celular.

O hipotireoidismo é uma condição que ocorre principalmente em mulheres mais velhas (1,5 a 2% de freqüência em mais de 60 anos). No entanto, este distúrbio também pode ocorrer em pessoas jovens.

Qual é a causa ou causas do hipotireoidismo?

As causas de hipotireoidismo ou diminuição do metabolismo são:

  • Inflamação crônica auto-imune da glândula tireóide, também conhecida como tireoidite de Hashimoto. O mecanismo de doenças auto-imunes é que as células do corpo tornam-se subitamente contra alguns de seus próprios tecidos corporais.
  • Complicações devido ao tratamento do hipertireoidismo, ou com iodo radioativo ou cirurgia de tireóide.
  • Uma condição hereditária que é a falta de pleno desenvolvimento da tireóide.
  • Como resultado do tratamento com certas drogas como o lítio, propiltiouracil, amiodarona, ou carbimazole.
  • Ingestão de grandes quantidades de iodo, tais como alguns xaropes para tosse, ou suplementos dietéticos.

Quais são os sintomas?

A redução do metabolismo pode afetar todos os órgãos do corpo, incluindo cérebro, coração, pele, intestino e os músculos. Os sintomas geralmente aparecem gradualmente ao longo de um período de tempo. Por esta razão, o hipotireoidismo no idoso é muitas vezes confundida com as mudanças que ocorrem naturalmente nesses pacientes.

Os sintomas mais comuns são:

  • Tolerância ao frio diminuiu
  • Depressão e letargia
  • Ganho de Peso
  • Prisão de ventre
  • Pele seca, áspera
  • Endurecimento do aparecimento de características faciais e voz grave
  • Cabelo fino e seco
  • Memória fraca (no idoso muitas vezes é a única característica óbvia de hipometabolismo)
  • Em casos graves, demência,

Como você pode impedir que o hipotireoidismo?

Pessoas que por algum período de sua vida foram tratados para hipertireoidismo têm um risco aumentado de desenvolver uma diminuição do metabolismo, já que os tratamentos envolvem a destruição de tecido tireoidiano. Portanto, é recomendável para essas pessoas que fizeram uma análise da função da tiróide, pelo menos uma vez por ano.

Evitar a ingestão de medicinas alternativas ou suplementos dietéticos que possuem uma quantidade excessiva de iodo na sua composição.

Como é diagnosticado?

Quando o hipotireoidismo é suspeito, o diagnóstico pode ser confirmado através da realização de um exame de sangue que mede a concentração de hormônio estimulador da tireóide ou TSH (um hormônio produzido na hipófise, cuja missão é estimular a tireóide e desempenha um papel muito importante na regulação do metabolismo).

Quando a quantidade de T3 e T4 no organismo é muito baixa, a glândula pituitária libera sinais de TSH da tireóide para ela trabalhar mais e produzir maiores quantidades de T3 e T4. Esta análise aumentada dos níveis de TSH mostra que a glândula tireóide é menos ativa do que deveria e precisa ser estimulada. Na análise, portanto, encontram um baixo nível de hormônios tireoidianos e TSH geralmente alta. No entanto, em alguns casos pode acontecer é que o TSH é baixo demais. Neste caso, o hipotireoidismo é causado por uma deficiência de estimulação da tireóide pela hipófise.

Em outros momentos, pode ser encomendado exames de sangue adicionais para verificar o estado do sistema imunológico, que pode ser alterada (encontrado proteínas anormais, conhecidas como anticorpos antimicrossomais). Esta análise pode ser muito útil no diagnóstico.

Às vezes, principalmente se o paciente tem um bócio (tireóide), também pode ser encomendado um ultra-som da glândula.

Como é hipotireoidismo?

O metabolismo cronicamente diminuído (hipotiroidismo) deve ser tratado com comprimidos para a vida de levotiroxina (hormônio da tireóide, que substitui a falta no organismo). Geralmente é recomendado iniciar com doses baixas, aumentando gradualmente até à dose necessária para uma normalização dos valores dos hormônios tireoidianos no sangue.

Quando você chegar a esta situação, as medições do estado metabólico são realizadas uma vez por ano.

Comprimidos de levotiroxina não tem apenas efeitos colaterais. No entanto, é preciso estar alerta para os sintomas do aumento do metabolismo (o oposto do hipotireoidismo), o que pode ocorrer se a dose for muito alta.

Previsão

Com o tratamento adequado, uma pessoa com hipotireoidismo pode levar uma vida normal.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, nenhuma pessoa pode tomar termogênico contendo L-tirosina e quem já toma puranT4 é pior ainda.
Estou à disposição,
Atenciosamente

Olá, caso vc não tenha nenhum problema de tireoide prévio, esse valor está normal.

Olá, procure seu médico e relate a ele esses sintomas. A única forma de saber se houve melhora é através da dosagem hormonal sanguínea.

Olá, tudo bem? Infelizmente, o T3 não é comercializado no Brasil (apenas em farmácia de manipulação, que muitas vezes não é muito confiável). Além disso, o T3 tem uma meia vida muita curta, e…

Olá, seu TSH está limítrofe ( pouco alterado) e colesterol alterado, porém para realizar qualquer tipo de tratamento deve agendar uma consulta .
Estou a disposição
Atenciosamente…

Olá! Sim, esse valor está normal! É importante avaliar também o valor do TSH para se ter uma visão mais completa da função tireoidiana. Um abraço

Olá, pode fazer uso de fitoterápico sim, desde que em um horário diferente da dose de levotiroxina ( um intervalo maior que 30 minutos entre os medicamentos)
Atenciosamente .

Olá, tudo bem? O mais comum é que seja uma doença crônica sim. No entanto, alguns quadros de tireoidite ou hipotireoidismo causado por uso de medicação, tem curso limitado! O médico endocrinologista…