Hipertensão (pressão arterial aumentada)
O que é pressão arterial?
O coração bombeia o sangue para o cérebro e para o resto do corpo. Este sangue atinge os músculos e órgãos através das artérias. Quando o sangue já foi usado por eles, volta novamente para o coração direito através das veias. De lá, é bombeado para os pulmões, onde o dióxido de carbono (CO2) é trocado por oxigênio. Mais uma vez, o sangue retorna para as câmaras esquerdas do coração para ser bombeado de volta para os tecidos imediatamente.
A pressão arterial depende da força com que o coração bombeia o sangue e o grau de relaxamento das artérias. A hipertensão ocorre quando o sangue é bombeado para as artérias com maior pressão.
Usamos dois números de pressão arterial. Um exemplo disso pode ser "a pressão arterial é 120/80, ou apenas 12/08". O primeiro número representa a pressão sistólica (a pressão do sangue dentro da artéria quando o coração bate e empurra o sangue). O segundo número é a pressão diastólica, ou seja, a pressão arterial dentro da artéria quando o coração está relaxado.
Risco cardiovascular?
Se você acha que pode estar em risco, verifique com o médico
O que é hipertensão?
Há uma tendência natural de aumento da pressão arterial devido à idade. Isto é causado por uma diminuição da elasticidade das artérias com o envelhecimento. A determinação da hipertensão depende, em parte, da idade do paciente.
Por exemplo, em uma paciente de 60 anos de idade, dizemos que é hipertenso quando a pressão arterial é mais 160/90 quando em repouso.
Alguns pacientes com hipertensão têm um limite inferior ao serem diagnosticados com hipertensão, particularmente doentes diabéticos, para quem uma elevação persistente da pressão arterial pode causar sérios problemas.
Qual é a causa da hipertensão?
Em mais de 90% dos casos a causa da hipertensão é desconhecida. Que chamamos de hipertensão primária ou essencial. Numa minoria de casos, não há uma causa conhecida, falamos então de hipertensão secundária.
Algumas das causas de hipertensão secundária são doenças renais crônicas, doenças das artérias que levam sangue para os rins, o abuso crônico de álcool, doenças hormonais e tumores que podem secretar hormônios que elevam a pressão arterial (tais como feocromocitoma).
Como é pressão arterial?
Uma mangueirinha inflável é colocada ao redor do braço. Ela é inflada com ar e o médico ouve os batimentos cardíacos da artéria. Você continua inflanda até parar de escutar o pulso. Neste momento o aparelho é esvaziado, e o médico observa o ponto onde a pressão está quando você retornar ao ouvir os batimentos cardíacos, esse ponto mede a pressão sistólica. O ponto em que o som desaparece novamente mede a pressão diastólica.
A pressão arterial também pode ser medida em casa usando dispositivos de medição automática.
Quando medimos a pressão arterial no consultório médico, por vezes está elevada, devido ao nosso estado de ansiedade. Esta situação é chamada de "hipertensão do avental branco". Nestes casos, o médico espera o paciente estar relaxado para medições.
A pressão arterial também pode ser medida ao longo do dia usando um medidor automático e realizado pelo paciente durante 24 horas por dia, chamado Holter.
Quais são os sintomas da hipertensão?
Pressão alta raramente provoca sintomas . No entanto, algumas manifestações raras, porém graves de hipertensão arterial podem incluir:
- Dor de cabeça, sonolência, confusão ou coma
- Dificuldade respiratória grave (dispnéia)
- Sangramentos nasais
Quais os fatores que aumentam o risco de hipertensão?
- Tendência familiar a ter pressão arterial alta
- Obesidade
- Fumantes
- Diabetes tipo 2
- Doença renal
- Consumo de álcool
- Aumento da ingestão de sal
- Falta de exercício
- Alguns medicamentos como esteróides e pílulas de dieta
O que eu posso fazer?
- Medir a sua pressão arterial regularmente se você tiver uma história familiar de hipertensão. Inicia-se o tratamento antes das complicações.
- Mudança de estilo de vida: parar de fumar, reduzir o peso e fazer exercícios regularmente. Menor consumo de álcool, uma dieta variada e tente evitar situações estressantes.
- Se você tem hipertensão, a pressão arterial deve ser medida regularmente.
- Se você precisa controlar sua pressão arterial com medicamentos, a sua decisão de parar nunca deve ser feita sem primeiro consultar o seu médico, mesmo que o paciente se sinta bem, pois pode sofrer sérios problemas.
O que pode o médico fazer?
- Redução dos fatores de risco e mudança de estilo de vida.
- Se necessário, prescrever medicamentos para baixar a pressão arterial.
Complicações possíveis
- Arteriosclerose (endurecimento das artérias)
- Acidente vascular cerebral (hemorragia cerebral ou trombose cerebral)
- Aneurismas da aorta torácica (alargamento da artéria principal que sai do coração e distribui o sangue por todo o corpo)
- Aneurismas da aorta abdominal (aorta torácica continuação)
- Infarto agudo do miocárdio e angina
- Insuficiência cardíaca (redução da capacidade para bombear o sangue do coração)
- Renal
- Lesões oculares (retinopatia hipertensiva)
Possíveis desenvolvimentos
Com o tratamento adequado da hipertensão, as complicações podem ser reduzidos e a expectativa de vida pode ser normal.
Sem tratamento, a expectativa de vida é reduzida, devido ao risco de desenvolvimento de uma das complicações discutidas acima.
Que medicamentos são usados?
Diuréticos:
Eles ajudam os rins a excretar água e sal e, por vezes relaxam as artérias e, assim, reduzem a pressão. Diuréticos podem atuar em diferentes partes do rim. Diurese, eliminando potássio, você deve consultar com seu médico para saber se você toma suplementos dietéticos.
Beta-bloqueadores:
Bloqueiam o efeito da adrenalina do sistema nervoso simpático. O coração relaxa e bate lentamente, o que causa a pressão arterial baixa.
Alfa-bloqueadores e combinação de alfa e beta-bloqueadores.
Bloqueadores, dos canais de cálcio:
Reduz a tensão da camada muscular da artéria, aumentando o volume de água, e reduz a pressão arterial.
Inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA):
Funciona interrompendo a formação de um hormônio (angiotensina II), que provoca constrição dos vasos sanguíneos. Como resultado, a pressão arterial diminui. Eles são medicamentos muito úteis para controlar a pressão arterial.
Antagonistas dos receptores de angiotensina II:
Prevenir atos em seu receptor de angiotensina, e mantém os vasos sanguíneos em um estado de relaxamento.
Os seguintes medicamentos são usados ??com menor freqüência:
- Indapamida: uma propriedade diurética fraca para relaxar as artérias.
- Hidralazina: relaxa as paredes da artéria.
- Metildopa: estimula o cérebro alpha para alcançar um relaxamento das artérias.