Hiperplasia endometrial - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - hiperplasia endometrial

Fernanda Toledo Abdul Hak

Fernanda Toledo Abdul Hak

Ginecologista

Taguatinga

Natalia Fernandez Cossetin Pereira

Natalia Fernandez Cossetin Pereira

Ginecologista, Especialista em reprodução humana

Brasília

Luiza Marouelli

Luiza Marouelli

Ginecologista

Brasília

Isa Teixeira Silva

Isa Teixeira Silva

Ginecologista

Caxambu

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Perguntas sobre Hiperplasia endometrial

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Hiperplasia endometrial

Existe uma chance muito pequena disso acontecer. fique tranquila

Histeroscopia é um exame minimamente invasivo e de baixa complexidade, os riscos são mínimos. Um falso trajeto é o mais comum, mas em geral o histeroscopista percebe e suspende o exame por ora.…

Especialistas falam sobre Hiperplasia Endometrial

Hiperplasia endometrial é o espessamento do tecido que reveste a camada interna do útero (endométrio). O principal sintoma é o sangramento uterino anormal. O diagnóstico da hiperplasia do endométrio pode ser feito através da observação dos sintomas apresentados e confirmados através da ultrassonografia transvaginal. O tratamento cirúrgico padrão ouro é a histeroscopia cirúrgica.

Cassiano Moreira

Ginecologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

A hiperplasia endometrial é o aumento da espessura do tecido que reveste a cavidade uterina. Normalmente acontece em pacientes com exposição excessiva ao estrogênio, como mulheres que não ovulam todo mês, mulheres obesas e mulheres que fazem reposição hormonal somente com estrogênio. Essa patologia não é um câncer, mas pode evoluir para uma doença maligna em raros casos. Os principais sintomas são: sangramento uterino anormal, dor abdominal e cólica. Normalmente, a ultrassonografia sugere o aumento da espessura do endométrio. Mas o diagnóstico definitivo é a biópsia endometrial realizada por histeroscopia. Assim, poderemos saber o tipo de hiperplasia e o tratamento mais adequado.

Michelly Azevedo Da Motta

Ginecologista

Rio de Janeiro


É o espessamento da camada interna do útero, a responsável pela menstruação, podendo acometer as mulheres no período fértil ou após a menopausa. Durante o período fértil, costumam ter relações com variações hormonais, mas podem ser outras alterações (como pólipos ou miomas) não bem definidas em exame ultrassonografico. Após a menopausa, podem ser causadas pela atrofia tecidual normal deste período ou até por alterações malignas (como o cancer de endométrio). Sempre que forem identificadas, é fundamental que o ginecologista determine sua etiologia para poder estabelecer o tratamento mais adequado.

Diogo Crevatin Sheldon

Ginecologista

São Paulo


A Hiperplasia endometrial é uma causa estrutural de sangramento uterino anormal. O diagnóstico desta alteração é pela avaliação patológica de uma biópsia endometrial. Este diagnóstico não é realizado por ultrasom. O ultrasom poderá ver alteração na camada interna ou endometrial do útero, como espessamento e heterogeneidade. A biópsia pode ser realizado por curetagem uterina, Pipelle e por histeroscopia. A histeroscopia é o melhor exame pois visualizada a lesão e colhe a biópsia dirigida. Como dito, a hiperplasia é uma causa de sangramento uterino anormal. O tratamento vai desde o uso de medicações hormonais a procedimentos cirúrgicos com retirada do útero.

Heitor Leandro Paiva Rodrigues

Ginecologista

Ribeirão Preto

Quais profissionais tratam Hiperplasia endometrial?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.