O que é hérnia de disco?
A coluna vertebral é composta de vértebras, e entre cada um deles existe um disco de cartilagem. Este disco é composto por um tecido conjuntivo circular (anel) com um núcleo gelatinoso (núcleo pulposo). Isto permite que a coluna vertebral seja flexível e ao mesmo tempo, pode atuar como uma estrutura de protecção.
No centro desta coluna de vértebras e discos fica o canal medular, dentro do qual fica a medula espinhal, que se estende desde o tronco cerebral à primeira ou segunda vértebra lombar. De lá, ele continua como um pacote ou feixe de fibras nervosas, chamado de cauda eqüina, que se estende até o sacro, que é uma continuação da coluna vertebral. Espaço intervertebral sai de cada raiz nervosa da medula espinhal conecta a outras partes do corpo.
Pergunte ao seu médico se ...
- A incontinência urinária é PROBEM
- têm episódios de paralisia nas pernas
- nota contrações involuntárias dos músculos certos.
A coluna vertebral (espinha) está dividida em três partes: coluna cervical (pescoço), coluna torácica e da coluna lombar. Na altura da coluna torácica as vértebras se articulam com as costelas.
O que é uma hérnia de disco?
A hérnia de disco ocorre quando a parte central do disco (núcleo pulposo) move-se através do anel. Ao mover o núcleo pulposo pode causar compressão da medula espinhal ou uma ou mais raízes nervosas.
No entanto, deve-se mencionar que 20% da população tem uma hérnia de disco sem experimentar qualquer sintoma perceptível.
Qual é a causa de uma hérnia de disco?
- Hérnia de disco é o resultado de uma degeneração do tecido conjuntivo da fibrose do anel, o que normalmente ocorre com a idade. Esta saída enfraquece e provoca conseqüente degeneração da porção central gelatinosa do disco.
- Hérnias ocorrem principalmente ao nível dos rins.
- É possível que o trabalho físico intenso aumente a probabilidade de uma hérnia de disco.
- Também pode ocorrer a partir de trauma, como uma queda ou acidente.
Com que idade é se tem uma hérnia de disco?
A hérnia de disco lombar ocorre mais freqüentemente entre 30 e 50 anos, e na região cervical entre 40 e 60.
Quais são os sintomas de uma hérnia de disco?
A hérnia pode ser assintomática ou pode causar dor devido à compressão exercida sobre as raízes dos nervos, medula espinhal ou cauda eqüina.
Sintomas de compressão radicular
Formigamento, dor e perda de força em certas áreas e grupos musculares do membro superior (braço) ou do membro inferior (perna), dependendo da raiz afetada. Produz dor ciática ou síndrome do membro inferior ciático.
Sintomas de compressão da medula espinhal
- Espasmo muscular ou formigamento, paralisia e dormência na parte do corpo localizados abaixo do nível de compressão. Por exemplo, uma compressão da medula espinhal na região torácica traz deficiência nas pernas, mas não nos braços.
- Compressão na medula espinhal também pode causar perda de controle da bexiga.
Sintomas devido à compressão da cauda eqüina
- Os sintomas incluem perda de controle da bexiga, a anestesia do reto, ânus e parte interna das coxas (anestesia em sela aka) e paralisia de ambas as pernas.
Como é que o médico faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através da realização de uma história médica adequada (entrevista do paciente) e um exame físico, e muitas vezes pode determinar qual é o disco afetado.
Posteriormente, o diagnóstico será confirmado por exames complementares: um (Magnetic Resonance Imaging) MRI, um CT (Tomografia Computadorizada) ou um mielograma (injeção de contraste radiopaco no disco intervertebral).
O seu médico irá decidir o tipo de exploração que deve ser realizada. É importante diagnosticar corretamente porque existem várias condições que compartilham os mesmos sintomas.
Como é o tratamento da hérnia?
- Tratamento inicial de uma hérnia de disco deve ser conservador. Ele consiste em repouso por até 5 dias e uso de analgésicos e anti-inflamatórios. A melhor posição de repouso é permanecer deitado com as pernas dobradas metade com um travesseiro sob os joelhos para relaxar o nervo ciático. Evite sentar-se. 50% dos pacientes recuperam a partir do tratamento conservador.
- Quando não há tratamento eficaz conservador deve ser ponderado a possibilidade de cirurgia por um especialista.
- Fisioterapia e quiropraxia pode também ser usados como opções terapêuticas.
Os seguintes casos devem ser tratados como emergência médica e devem ser imediatamente levados em consideração:
- Quando os sintomas indicam uma compressão da medula espinhal ou cauda eqüina, a cirurgia de emergência é necessária.
- Onde há uma paralisia progressiva das regiões claramente ou de determinado músculo.
Sempre que houver mudanças nos sintomas deve-se consultar seu médico.
Mudanças significativas nos hábitos de bexiga ou a ocorrência de incontinência urinária, o surgimento de uma paralisia progressiva das pernas ou espasticidade muscular (contração muscular involuntária também) deve ser consultado com o seu médico imediatamente.