O que é hérnia de disco?

A coluna vertebral é composta de vértebras, e entre cada um deles existe um disco de cartilagem. Este disco é composto por um tecido conjuntivo circular (anel) com um núcleo gelatinoso (núcleo pulposo). Isto permite que a coluna vertebral seja flexível e ao mesmo tempo, pode atuar como uma estrutura de protecção.

No centro desta coluna de vértebras e discos fica o canal medular, dentro do qual fica a medula espinhal, que se estende desde o tronco cerebral à primeira ou segunda vértebra lombar. De lá, ele continua como um pacote ou feixe de fibras nervosas, chamado de cauda eqüina, que se estende até o sacro, que é uma continuação da coluna vertebral. Espaço intervertebral sai de cada raiz nervosa da medula espinhal conecta a outras partes do corpo.

Pergunte ao seu médico se ...

  • A incontinência urinária é PROBEM
  • têm episódios de paralisia nas pernas
  • nota contrações involuntárias dos músculos certos.

A coluna vertebral (espinha) está dividida em três partes: coluna cervical (pescoço), coluna torácica e da coluna lombar. Na altura  da coluna torácica as vértebras se articulam com as costelas.

O que é uma hérnia de disco?

A hérnia de disco ocorre quando a parte central do disco (núcleo pulposo) move-se através do anel. Ao mover o núcleo pulposo pode causar compressão da medula espinhal ou uma ou mais raízes nervosas.

No entanto, deve-se mencionar que 20% da população tem uma hérnia de disco sem experimentar qualquer sintoma perceptível.

Qual é a causa de uma hérnia de disco?

  • Hérnia de disco é o resultado de uma degeneração do tecido conjuntivo da fibrose do anel, o que normalmente ocorre com a idade. Esta saída enfraquece e provoca conseqüente degeneração da porção central gelatinosa do disco.
  • Hérnias ocorrem principalmente ao nível dos rins.
  • É possível que o trabalho físico intenso aumente a probabilidade de uma hérnia de disco.
  • Também pode ocorrer a partir de trauma, como uma queda ou acidente.

Com que idade é se tem uma hérnia de disco?

A hérnia de disco lombar ocorre mais freqüentemente entre 30 e 50 anos, e na região cervical entre 40 e 60.

Quais são os sintomas de uma hérnia de disco?

A hérnia pode ser assintomática ou pode causar dor devido à compressão exercida sobre as raízes dos nervos, medula espinhal ou cauda eqüina.

Sintomas de compressão radicular

Formigamento, dor e perda de força em certas áreas e grupos musculares do membro superior (braço) ou do membro inferior (perna), dependendo da raiz afetada. Produz dor ciática ou síndrome do membro inferior ciático.

Sintomas de compressão da medula espinhal

  • Espasmo muscular ou formigamento, paralisia e dormência na parte do corpo localizados abaixo do nível de compressão. Por exemplo, uma compressão da medula espinhal na região torácica traz deficiência nas pernas, mas não nos braços.
  • Compressão na medula espinhal também pode causar perda de controle da bexiga.

Sintomas devido à compressão da cauda eqüina

  • Os sintomas incluem perda de controle da bexiga, a anestesia do reto, ânus e parte interna das coxas (anestesia em sela aka) e paralisia de ambas as pernas.

Como é que o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da realização de uma história médica adequada (entrevista do paciente) e um exame físico, e muitas vezes pode determinar qual é o disco afetado.

Posteriormente, o diagnóstico será confirmado por exames complementares: um (Magnetic Resonance Imaging) MRI, um CT (Tomografia Computadorizada) ou um mielograma (injeção de contraste radiopaco no disco intervertebral).

O seu médico irá decidir o tipo de exploração que deve ser realizada. É importante diagnosticar corretamente porque existem várias condições que compartilham os mesmos sintomas.

Como é o tratamento da hérnia?

  • Tratamento inicial de uma hérnia de disco deve ser conservador. Ele consiste em repouso por até 5 dias e uso de analgésicos e anti-inflamatórios. A melhor posição de repouso é permanecer deitado com as pernas dobradas metade com um travesseiro sob os joelhos para relaxar o nervo ciático. Evite sentar-se. 50% dos pacientes recuperam a partir do tratamento conservador.
  • Quando não há tratamento eficaz conservador deve ser ponderado a possibilidade de cirurgia por um especialista.
  • Fisioterapia e quiropraxia pode também ser usados como opções terapêuticas.

Os seguintes casos devem ser tratados como emergência médica e devem ser imediatamente levados em consideração:

  • Quando os sintomas indicam uma compressão da medula espinhal ou cauda eqüina, a cirurgia de emergência é necessária.
  • Onde há uma paralisia progressiva das regiões claramente ou de determinado músculo.

Sempre que houver mudanças nos sintomas deve-se consultar seu médico.

Mudanças significativas nos hábitos de bexiga ou a ocorrência de incontinência urinária, o surgimento de uma paralisia progressiva das pernas ou espasticidade muscular (contração muscular involuntária também) deve ser consultado com o seu médico imediatamente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Vinicius  Henriques
Neurocirurgião
Duque de Caxias
Bom dia! Sim, sabemos que existem fatores genéticos envolvidos, mas grande parte das progressões das doenças degenerativas são devido a peso, trabalho, postura, esforço, sedentarismo, tabagismo…

Dr. Vinicius  Henriques
Neurocirurgião
Duque de Caxias
Bom dia! Depende da localização da hérnia (nível na coluna) e depende do local no nível em que ela surge (se ela está no meio, mais lateral, fora do canal e na saída da raiz nervosa). E também…

Dr. Vinicius  Henriques
Neurocirurgião
Duque de Caxias
Boa tarde! Pode sim, é bom ser avaliado por um especialista para descartar outras causas

Dr. Eduardo Mello Rodrigues
Neurocirurgião, Neurologista
São Leopoldo
O resultado indica que há um abaixamento dos discos entre as vértebras L2 e L5, o que está causando uma compressão no saco dural (uma membrana que envolve as raízes nervosas da coluna) e também…

Dr. Eduardo Mello Rodrigues
Neurocirurgião, Neurologista
São Leopoldo
Após a cirurgia de artrodese cervical, é comum sentir dor no pescoço e dor de cabeça devido à recuperação da coluna e da musculatura, além de possíveis ajustes posturais. No entanto, o formigamento…

Dra. Christiannè Patricia Marcheni
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar, Quiropraxista
Rio de Janeiro
Uma das melhores técnicas para o alívio da dor, principalmente na coluna e em relação a hérnia de disco dependendo do tamanho, conseguimos reduzir o seu tamanho, ou acabar com a hérnia

Dr. Cley Foster
Quiropraxista
Curitiba
Olá! Sim, a quiropraxia é uma profissão que trata diversas condições. Estatísticas apontam que cerca de 95% dos casos de hérnia de disco são recuperadora com um tratamento adequado. Apesar de…

Dr. Cley Foster
Quiropraxista
Curitiba
As duas profissões são importantes e tem papéis diferentes pro seu caso. A fisioterapia pode ajudar com exercícios para fortalecer q musculatura de estabilização da coluna. A quiropraxia pra…

Dr. Cley Foster
Quiropraxista
Curitiba
Ola. A quiropraxia, enquanto profissão, é uma ótima alternativa pra hérnias de disco. Sobre a cirugía, precisamos avaliar o tipo de cirurgia que vc fez, pra definir qual técnica usar. Se a cirurgia…

Dr. Cley Foster
Quiropraxista
Curitiba
Olá! O seu caso possui tratamento e manutenção, porém lesões tipo artrose e bico de papagaio não tem como “curar” porque são alterações que já ocorreram no osso. Entretanto, é possível tratar…