A hérnia é uma saliência de alguma porção do organismo que se exterioriza. Quando essa saliência ocorre na região do abdome, a hérnia é chamada de abdominal. É nessa região que elas são mais frequentes.
A cavidade abdominal é formada por uma série de órgãos. Os intestinos, o estômago e o fígado são os mais importantes. Eles são mantidos no lugar pelos ossos, músculos e pele. Quando por algum motivo se deslocam podem formar a hérnia.
Qual é a causa?
As hérnias costumam ser divididas de acordo com o local onde são formadas e seus fatores motivadores são específicos.
- Hérnia inguinal: surge na região da virilha. São aproximadamente 75% das hérnias abdominais. Muito mais comuns em homens que em mulheres. Aparecem devido ao esforço. Decorrem da fraqueza do canal inguinal. Isso atinge especialmente pessoas mais velhas, profissionais que submetem o local a esforço de forma constante e em esportistas, por exemplo. Os obesos têm mais chances de desenvolver essa condição.
- Hérnia umbilical: surge na região do umbigo devido a um defeito no fechamento da cicatriz umbilical. Em geral, fecha após dois anos. Só se torna preocupante se persistir até a criança chegar aos cinco anos.
- Hérnia incisional: ocorre em locais do abdome onde já foi realizada uma cirurgia. São resultantes da cicatrização inadequada.
- Hérnia epigástrica: aparece na linha mediana do abdome. Acima ou abaixo da cicatriz umbilical. Surgem quando o paciente faz muita força com o abdome.
Quais os sintomas?
Dor, desconforto na região, vômito, náusea, prisão de ventre e inchaço estão entre os sintomas apresentados.
Como fazer o diagnóstico?
O exame clínico é capaz de detectar a presença da hérnia. O diagnóstico pode ser completado com exames de imagem como a ecografia e a ressonância magnética.
Qual o tratamento?
As hérnias só podem ser curadas com tratamento cirúrgico. Porém, em boa parte dos casos não há a necessidade da operação. O médico pode acompanhar o desenvolvimento da hérnia no caso de ela não trazer prejuízos graves ao paciente. Em períodos de crise, há a possibilidade do uso de medicamentos para diminuir a dor.
A condução de carros hidramáticos ou automáticos permitem que o motorista não pise na embreagem, mas exige controle do acelerador com o pé direito. Pelo menos 30 dias de repouso e reavaliação…
Hérnia abdominal é uma abertura na camada que reveste os músculos do abdome por onde pode passar uma parte do intestino ou da gordura ao redor dele. Sintomas podem ser só um desconforto no local,…
Sim! Não há contraindicação ou impossibilidade de engravidar nestes casos, pois os órgãos reprodutores femininos não sofreram intervenção. Agora, é possível que uma cirurgia (cesariana) seja…
Hérnias de estômago não causam aumento de volume abdominal. Hérnias de parede, como as de umbigo, sim. Se for dolorosa e estiver aumento de tamanho, deves procurar um cirurgião.
Herniose é uma patologia complexa e multifatorial... a presença da tela geralmente não impede a gestação. Sugiro que converse com o seu cirurgião para avaliar a extensão da cirurgia previamente…
Olá realmente seu quadro não parece ser hérnia e sim cisto (ou fístula) de Úraco, o qual muitas das vezes pode infectar.
Na verdade, existem algumas situações de hérnia complicada, a qual…
É recomendável que antes de tentar engravidar a saúde da mulher esteja muito bem. Assim, não só é importante que você busque tratamento para esta hérnia, mas também que qualquer outro problema…